A Justiça do Rio de Janeiro determinou o recolhimento do livro “Lula do Brasil -A História Real, do Nordeste ao Planalto” do professor da Universidade de Londres, Richard Bourne.
A decisão foi tomada porque Luiz Carlos Barreto, produtor do filme “Lula, o Filho do Brasil”, entrou com uma liminar dizendo que a arte da capa do livro é semelhante ao pôster de divulgação do filme, e isso teria atrapalhado o desempenho nos cinemas.
Em entrevista para O Fuxico, Luiz Fernando Emediato, um dos donos da editora Geração, responsável publicação do livro, assume que se inspirou no pôster do filme para criar a capa do livro, mas que não entende o porquê da polêmica.
“Acredito que com a capa semelhante ao pôster do filme, estamos ajudando ainda mais na divulgação do próprio filme. É uma disputa sem sentido, não vai trazer beneficio para ninguém. Além disso, não somos a primeira editora a fazer isso, o próprio “Código da Vinci” tinha o pôster do cinema e a capa do livro super semelhantes”.
A assessoria da editora afirma que os livros já estão sendo retirados das prateleiras e espera que a editora não seja prejudicada, já que a justiça prevê multa de 50 mil por dia caso os livros continuem a venda. Outra capa já está sendo criada e uma nova edição da publicação deve estar disponível para venda dentro de um mês.