A direção da Record atribui principalmente às mudanças de horário de veiculação a queda na audiência do “Programa do Gugu” e estuda mudar o horário da atração, que vai ao ar nas noites de domingo.
Em 2009, quando Gugu Liberato deixou o SBT após 21 anos e estreou na Record, manteve-se com folga à frente do programa comandado por seu principal concorrente e ex-patrão, Silvio Santos: venceu 16 de 18 domingos de disputa. Neste ano, sem incluir ontem, “Gugu” perdeu seis vezes, empatou quatro e ganhou cinco.
A curva de declínio, a partir de janeiro, coincide com o momento em que o horário do “Gugu”, de 20h às 24h, oscilou e até foi reduzido em algumas ocasiões para dar lugar ao reality “A Fazenda”, no qual o domingo era o dia da eliminação dos candidatos ao prêmio de R$ 1 milhão. Além disso, os quadros estão envelhecidos -alguns com mais de cinco anos.
A direção do “Gugu” testa novas opções, apostando em um público mais jovem. A da Record discute mudar o dia de eliminação de “A Fazenda” e outra faixa horária para o programa. Há limitações contratuais, como não entrar antes das 18h.
Já a emissora de Silvio Santos fechou os resultados de 2009: dobrou o lucro, para R$ 40 milhões. Faturou 15% a mais no ano. É duas vezes a média do crescimento da verba publicitária destinada ao segmento de TV aberta.