A escritora e poetisa Roseana Murray, 73, teve alta do hospital na manhã desta quinta-feira (18), data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Ela foi atacada por três pitbulls em Saquarema (RJ), na Região dos Lagos, no último dia 5.

roseana-murray-redes-sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Murray ficou 13 dias internada no Hospital Estadual Alberto Torres, na região metropolitana, e deixou a unidade aplaudida pela equipe médica e demais funcionários. Os servidores usavam uma camiseta onde estava escrito “Lute como uma poeta”, em homenagem à escritora.

Parentes e amigos de Murray também acompanharam sua saída do hospital. “Acho que não tem nenhuma palavra no dicionário que possa traduzir tanta emoção”, disse Evelyn Klingerman, irmã da escritora.

O cirurgião plástico Thiago Glenn afirmou que Murray deve retornar à unidade de saúde na próxima terça (23) para uma avaliação. “A gente vai acompanhá-la pelo menos uma vez por semana aqui”, afirmou.

Roseana agradeceu os cuidados que recebeu dos profissionais. “Nunca tinha sido internada em hospital do SUS e realmente não tinha conhecido nada igual, nada, em matéria de amor, carinho, organização. Tudo está acoplado em alguma coisa, uma imensa colmeia, estou me sentindo uma abelha rainha”, disse.

A escritora dedicou uma poesia aos funcionários do hospital e disse que lá todos são anjos. Ela explicou que fez o texto com a ajuda da irmã, já que ainda não consegue escrever, e contou que pensa em aprender a escrever com a mão esquerda ou colocar um braço biônico.

Murray disse ainda que fará um sarau de poesias no hospital e que planeja lançar um livro para crianças que também tiveram partes do corpo amputadas.

Com o ataque, a escritora perdeu um braço e uma orelha. Ela fazia uma caminhada próximo de onde mora, por volta das 6h, quando foi surpreendida pelos cães.

Três pessoas responsáveis pelos pitbulls chegaram a ser presas após o episódio, mas conseguiram habeas corpus na Justiça e respondem em liberdade.

O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema), que investiga os crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais.

Autora de mais de 100 livros infantojuvenis, Roseana Murray começou a escrever poesia voltada para o crianças em 1980, com o livro “Fardo de Carinho”, inspirado em Cecília Meireles. Aos 73 anos, acumula premiações literárias, entre elas o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil pelo livro “Jardins”, em 2002.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Roseana Murray: escritora atacada por pitbulls no RJ tem alta de hospitar

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.