Após dias de polêmica nas redes sociais, Mateus Solano finalmente se pronunciou sobre o episódio do suposto tapa que teria dado no celular de uma pessoa da plateia durante a apresentação da peça O Figurante, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, no dia 14 de outubro.

No vídeo que viralizou, Solano aparece em cena interagindo com o público e, em determinado momento, se aproxima de um espectador, parecendo desferir um tapa no aparelho. A atitude gerou críticas e especulações sobre a conduta do ator. No entanto, nesta terça-feira (21), ele usou as redes sociais para esclarecer os fatos e divulgar um novo ângulo do ocorrido.
“Atenção, pronunciamento mais do que especial”, iniciou Solano. “Afinal de contas, o Brasil e o mundo pararam para comentar sobre o tapa mais famoso desde o ‘tapa da pantera’. Sim, o tapa deste que vos fala”, brincou.
Ele explicou que não houve agressão, tampouco contato físico com a pessoa. “Eu não dei tapa nenhum, nem no celular e muito menos em qualquer pessoa. O que eu fiz foi agir como um trombadinha e, rapidamente, eu peguei o celular, furtei o celular e joguei debaixo da poltrona”, disse.
O ator ressaltou que a gravação da peça naquele dia permitiu que ele apresentasse as imagens reais do momento, provando que não houve violência, mas sim uma tentativa de preservar a experiência teatral. “O teatro não é captável, é um momento único”, explicou.
Solano aproveitou a repercussão para abrir uma discussão importante: os limites entre o público e o artista durante uma apresentação. “Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco a questão da falta de educação do público e os limites de um e do outro, do público e de quem está no palco”, finalizou.