Cinco meses após perder os movimentos em razão de uma doença autoimune rara, a neuropatia radiculopática desmielinizante crônica, Carlinhos de Jesus mostrou uma emocionante evolução no tratamento fisioterapêutico. Aos 72 anos, o artista surpreendeu ao voltar a sambar pela primeira vez desde o início da recuperação.

A condição começou a se manifestar após um quadro de bursite trocantérica e tendinite nos glúteos, que evoluiu para a doença autoimune, deixando Carlinhos dependente de muletas e, posteriormente, de uma cadeira de rodas.
Nesta semana, a fisioterapeuta Marcela Miranda publicou um vídeo nas redes sociais mostrando um momento marcante do tratamento: Carlinhos voltou a dançar.
“Um dia pra guardar no coração. Daquelas experiências que a gente sabe, na hora, que vai lembrar pra sempre”, iniciou a especialista.
- Padre Fábio de Melo revela doença rara que o impede de consumir açúcar: “Grande vilão na nossa vida”
Na sequência, contou sobre o sentimento de ver o artista retomando atividades que ama. “Tive a alegria e a honra de participar ativamente da sessão de fisioterapia de Carlinhos de Jesus, justamente na fase em que se coloca o paciente para treinar dentro da sua função, no caso dele, a dança, que é o que ele ama, respira e mais sabe fazer. Foi emocionante demais ver quando a música começou, o corpo inteiro dele respondeu imediatamente”, relatou Marcela, emocionada.
Em julho, Carlinhos já havia compartilhado com o público detalhes do diagnóstico e do impacto da doença na rotina. Na época, ele relatou as fortes dores e a perda de mobilidade causadas pela bursite trocantérica bilateral e pela tendinite nos glúteos, que o levaram a usar cadeira de rodas.