Os eletrodomésticos dominam a cozinha dos brasileiros. Com tantos acessórios do tipo, das mais diversas funções, é necessário desligar alguns da tomada e ter cuidados na instalação, no uso e no dia a dia desses produtos. Choques, queimaduras e até mesmo incêndios são riscos que estão presentes em ambientes onde água, fogo e eletricidade dividem o mesmo espaço.

Foto de um cabo de energia de eletrodoméstico sendo conectado à tomada.
Saiba cuidados para desligar eletrodomésticos da tomada. Foto: Reprodução/Unsplash

Por que é necessário desligar os eletrodomésticos da tomada?

Tirar os eletrodomésticos da tomada faz parte do que é chamado de segurança elétrica na cozinha. Ela abrange as práticas que evitam choques, curtos-circuitos, incêndios e danos aos eletrodomésticos.

O cuidado vai desde a escolha de produtos com selo de eficiência até a verificação da fiação do imóvel. Se tudo estiver certo em casa, o primeiro passo é consultar se a tensão do aparelho é compatível com a rede elétrica da residência.

É essencial ter bancadas organizadas, sem excesso de panos ou embalagens próximas a aparelhos que aquecem. Tal prática reduz o risco de incêndio, bem como evitar fios soltos ou esticados por áreas de passagem.

Quais eletrodomésticos exigem maior atenção?

Nem todos os eletrodomésticos foram projetados para permanecer ligados à tomada, mesmo desligados. Aparelhos que geram calor por meio de resistência elétrica e não possuem sistemas de interrupção automática, como cafeteira e sanduicheira, não devem permanecer conectadas à rede.

As cafeteiras modernas têm resistências elétricas, circuitos eletrônicos e sistemas de aquecimento que continuam ativos mesmo quando desligadas. Os componentes permanecem sob tensão elétrica mesmo em standby.

E aí que mora o perigo: se o eletrodoméstico tiver falhas elétricas internas, desgaste dos componentes, acumulação de umidade ou problemas na rede, um incêndio pode acontecer.

Com as torradeiras, a prevenção ocorre por motivos semelhantes. Além disso, é importante não inserir utensílios metálicos em seu interior, não forçar pães muito grandes e esvaziar o coletor de migalhas com frequência, preservando o bom estado do aparelho.

Quais eletrodomésticos mais consomem energia na cozinha?

Além dos perigos domésticos, outra preocupação dos consumidores é com os gastos que cada item causa quando ligado à tomada. Os campeões de consumo energético são geladeiras e freezers, que funcionam de forma contínua.

Eletrodomésticos desse tipo podem ter vedação gasta, portas mal fechadas e termostatos desregulados. Tudo isso aumenta o gasto de energia, principalmente em modelos antigos, menos eficientes que os atuais.

Outros itens que podem chegar a alto consumo são os que ficam em standby. Televisores, aparelhos de som, videogames, micro-ondas e carregadores de celular têm consumo silencioso que pode impactar na conta do mês.

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.