O público que frequentou um dos maiores eventos de música do planeta, o Rock in Rio (RiR), teve a oportunidade de conhecer a versão modernizada do clássico da Volks: a Kombi elétrica. De acordo com a montadora alemã, a aparição do modelo durante o festival, que ocorreu entre os dias 2 e 4, mas também entre 8 e 11 de setembro, na cidade maravilhosa, foi a primeira dele na América Latina.
Hoje, a Banda B Classic Cars traz detalhes do que é este novo modelo da Kombi, que está dentro dos elétricos e já revoluciona o mercado de automóveis em todo o mundo.

Segundo a Volks, a iniciativa da presença da Kombi elétrica no Brasil, assim como a vinda de outros modelos do ID. Family, como os totalmente elétricos ID.3 e ID.4, para testes de engenharia e participação em eventos, vai de encontro à iniciativa Way to Zero.
Portanto, a marca tem como objetivo fortalecer o compromisso no que diz respeito aos planos para descarbonizar a empresa e seus produtos.
“Foi a primeira aparição da Kombi Elétrica na América Latina. O modelo, que agora é 100% elétrico, oferece mais uma solução para a mobilidade sustentável e livre de CO². A união de ID.Buzz e Rock in Rio é o match perfeito (combinação perfeita). A tradicional cultura do evento fundamentada na premissa ‘Por um mundo melhor, Sustentabilidade’, está alinhada com a estratégia global da marca Volkswagen, Way To Zero”, destacou Roger Corassa, VP de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, à Banda B Classic Cars.
Uma Rockstar chamada Kombi Elétrica
A Volks aponta que ID.Buzz tem todos os “predicados de uma grande estrela”. O veículo é totalmente elétrico e o modelo se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, resgatando um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica.
A nova Kombi foi construída sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Em síntese, de acordo com a empresa, trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.

Atualmente, 30% de todos os veículos elétricos do Grupo já são baseados na MEB. Até 2025 mais de 80% dos veículos da marca serão MEB.
Mais detalhes sobre a Kombi elétrica, da Volks
O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW.
Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

Os sistemas de assistência da Kombi elétrica são um show à parte, destaca a Volks. Entre a lista estão o sistema de alerta local ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real, o Front Assist, o Lane Assist, e o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada.
Tudo para uma direção segura e sempre divertida a bordo da lenda.
Volkswagen no Rock in Rio
A marca teve um estande próprio interativo de três andares com aproximadamente 450 metros quadrados e localização privilegiada próxima ao Palco Mundo. Em seu estande, além do ID.4 e do VW Nivus, houve um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO² até 2050.

Neste plano de descarbonização da empresa, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. A empresa também contou com um espaço na área VIP do Rock in Rio que também expôs o ID.4.
Próximo à Cidade do Rock, a marca teve a Casa Volkswagen, ponto de encontro para todos os convidados da marca e ações com a imprensa, que contou com exposição de produtos, como a família SUVW, que inclui Nivus, T Cross e Taos, e o primeiro SUV elétrico da marca, o ID.4.
Uma unidade do ID. Buzz também esteve no local.
ID. Buzz e Kombi “Corujinha” na Rota 85 do Rock in Rio
Co-patrocinadora do Palco Sunset, a Volkswagen teve a exposição do ID. Buzz na chamada Rota 85 do evento. Este foi o segundo ano consecutivo do espaço dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais.
Como num túnel do tempo, este foi um dos locais mais concorridos para cliques, selfies e totalmente instagramável do festival. Ao lado da Kombi elétrica esteve também a Kombi “Corujinha”, como é conhecida no Brasil a primeira Kombi, sendo um dos modelos mais lendários na história da Volkswagen e em todo o mundo automotivo.