De repente, você tem a impressão que o carro está “puxando” para um lado. Começa a reparar que o consumo de combustível está aumentando. Basta aumentar a velocidade que o carro parece que começa a “tremer”. Opa… Pode ser que seu carro, motorista, esteja com problemas de alinhamento, geometria, balanceamento ou tudo junto.

Estes são alguns sinais de que possa estar havendo um desgaste excessivo ou irregular dos pneus. No “Dicas da Bana” de hoje vamos entender, antes de tudo, a diferença entre estes três procedimentos que envolvem rodas e pneus.

pneu
Foto: Shutterstock

Geometria

Alguns também chamam de alinhamento e nada mais é do que ajustar todos os ângulos das rodas do carro para que não haja nenhum desnível. Uma geometria bem feita deixa o veículo rodando certinho, os pneus tem exatamente o mesmo desgaste e o carro não puxa para nenhum lado. Isso traz estabilidade e bom desempenho. O carro roda certinho mesmo em terrenos irregulares. Se a geometria não está em dia, não só os pneus sofrem, mas vários componentes ficam comprometidos, como suspensão, freios, entre outros.

Balanceamento

Já o  balanceamento permite a distribuição correta da massa ao redor da circunferência do conjunto pneu e roda, o que evita vibrações e desgaste irregular. É um serviço considerado essencial para o veículo e, com um detalhe importante: não pode ser mal feito. Imaginou fazer um serviço de balanceamento e notar que o carro está vibrando, cheio de barulhos? Não dá, não é?

Um balanceamento bem feito faz com que roda e pneus girem de forma balanceada, com uma perfeita compensação na distribuição de massas.

Prevenir é fundamental

Seja um motorista prudente e adote tanto a direção defensiva quanto a manutenção preventiva. Isso vai evitar problemas futuros e trazer segurança para você e sua família.

Confie na Bana Pneus, há 35 anos no mercado. Clique AQUI e confira a loja mais perto de você e conheça toda a estrutura que a empresa oferece.

Você pode também falar com a Bana Pneus diretamente pelo WhatsApp. Clique AQUI!

A Bana Pneus atualmente tem nove lojas espalhadas por Curitiba, região metropolitana e litoral. Na capital, a matriz está no bairro Portão, na Av. Presidente Arthur Bernardes, além das unidades no bairro Mercês (Av. Manoel Ribas, 1537), São Braz (Av. Vereador Toaldo Túlio), Bacacheri (Rua Holanda) e Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral).

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Você sabe a diferença de geometria e balanceamento dos pneus? A Bana explica

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.