O Governo do Paraná anunciou, nesta quarta-feira (18), adesão ao programa que concede descontos para condutores e proprietários de veículos automotores que não tenham cometido infração de trânsito há pelo menos doze meses. O programa é o Bom Condutor, do Governo Federal.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) firmou parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) para que os motoristas paranaenses sem infrações recebam descontos em estabelecimentos de varejo. Os detalhes serão definidos entre Detran-PR e ACP, mas a expectativa é de que as facilidades estejam disponíveis até o fim do ano.
Para ter acesso aos descontos, o motorista deve estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), disponível na Carteira Digital de Habilitação.
“É uma parceria importante que visa reduzir o número de acidentes e estimular as boas práticas no trânsito”, afirmou o vice-governador Darci Piana.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, em todo o Brasil, pouco mais de 500 empresas aderiram ao programa para oferecer descontos.
“No Paraná, a parceria com a Associação Comercial, tem o potencial de participação de 11 mil empresas. A segurança no trânsito depende de todos nós e queremos incentivar isso também benefícios”, reforçou.
Na opinião da diretora de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento, a adesão do Paraná ao Bom Condutor vai motivar os motoristas a adotarem práticas seguras nas vias de trânsito, reduzindo acidentes. “Muitas vezes a gente foca apenas na questão punitiva, mas esse programa reconhece os bons motoristas que são cidadãos exemplares”, disse.