Um ônibus de viagem precisou acessar a área de escape da BR-376, em Guaratuba, litoral do Paraná, na manhã deste domingo (26). O motorista percebeu uma pane no sistema de freios e conseguiu entrar no dispositivo de segurança.

De acordo com a concessionária que administra o trecho, o caso aconteceu no km 667,3 da rodovia, sentido Santa Catarina. A Arteris Litoral Sul destacou que ninguém ficou ferido. O veículo foi retirado do local após os procedimentos de segurança.

A concessionária não informou, no entanto, quantos passageiros havia dentro do ônibus nem a origem e o destino. A Banda B aguarda retorno sobre os questionamentos.

Mais de 1 mil vidas salvas

Segundo a Arteris, as áreas de escape da concessionária salvaram mais de 1,3 mil vidas até setembro deste ano. Os dispositivos usam o mesmo conceito das pistas de Fórmula 1. São pistas com profundidade de quase 1 metro preenchidas com argila expandida. Quando os motoristas percebem uma falha mecânica no veículo, principalmente nos freios, podem utilizar os dispositivos para ter uma frenagem emergencial segura.

No trecho da Arteris Litoral Sul, duas áreas de escape foram construídas na pista Sul (sentido Santa Catarina) da BR-376, em Guaratuba (PR), na descida da Serra do Mar, ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Uma delas está localizada no km 667,3 Sul e foi inaugurada em novembro de 2019. Um pouco mais à frente, no km 671,7, está a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011.

Em setembro, em menos de 24 horas, as áreas de escapes evitaram três acidentes envolvendo veículos pesados com problemas no sistema de freios.