Começou nesta segunda-feira (11/3) a recuperação do pavimento da Rua XV de Novembro. A primeira etapa está sendo realizada na faixa exclusiva de ônibus, entre a ruas Francisco Torres e Conselheiro Laurindo, no Centro.

trânsito-rua-xv-novembro-curitiba
Obras de recuperação do pavimento da Rua XV de Novembro no Centro – Curitiba, 11/03/2024 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A ação é realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Toque feminino

Parte integrante do processo de fresagem, como o que está sendo realizado nesta intervenção, a rega com água do pavimento para resfriamento, controle da poeira e limpeza do pavimento, é feita com um toque feminino.

Erenis Franciele Negrelli Camargo, 33 anos, é a única mulher atuando nessa frente de trabalho e é responsável pela condução do caminhão-tanque.

“Eu dirijo caminhão há 4 anos. É equipamento importante de apoio para a realização das obras”, explicou a trabalhadora, que afirmou gostar da função e que se sente respeitada pela empresa.

Ônibus fora da faixa

Para recuperar a faixa exclusiva de ônibus, as linhas que circulam pela via estão sendo desviadas para a pista da esquerda da Rua XV de Novembro. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) fazem orientações na região.

Nesta segunda-feira, o trabalho de fresagem começou na Rua General Carneiro, se estendendo até a Francisco Torres. O trânsito está fluindo com bloqueios parciais que são realizados de acordo com a necessidade para o andamento do trabalho.

Segunda etapa

Além dessa intervenção, nos próximos dias, a Rua XV de Novembro também terá o pavimento recuperado no trecho entre as ruas Conselheiro Laurindo e Presidente Faria. Dessa vez, a ação vai abranger todas as faixas da via, com a consequente necessidade de bloqueio total de trânsito no local.

Para amenizar eventuais congestionamentos, os motoristas serão orientados por agentes da Setran durante o período dos trabalhos.

Asfalto borracha

A recuperação da Rua XV de Novembro está sendo feita pelo sistema de fresa e recape, que na primeira fase retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).

A previsão é de que o serviço seja concluído até o dia 30 de março, se as condições do tempo permitirem.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obras no asfalto alteram trânsito na XV de Novembro; veja mudanças previstas para os próximos 20 dias

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.