O trânsito na Avenida Victor Ferreira do Amaral será desviado para uma nova via marginal, recém-implantada no sentido Curitiba–Pinhais, nas proximidades do cruzamento com a Rua Paulo Kissula, no bairro Capão da Imbuia. A alteração no trânsito acontece a partir das 10h deste domingo (26), e é necessária para a continuidade das obras do novo viaduto, que está sendo construído no limite entre os dois municípios.

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Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Diferentemente das intervenções anteriores na avenida, esta mudança não deve causar grandes transtornos aos motoristas, já que a nova marginal vai absorver o fluxo de veículos durante as próximas etapas da obra. A Victor Ferreira do Amaral continuará operando com duas faixas de tráfego por sentido, garantindo a fluidez do trânsito.

O novo traçado permanece em funcionamento até o término da obra, previsto para setembro de 2026. A obra que integra o Lote 4 (Pacotes 3 e 4) do Novo Inter 2 é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Esta é uma obra de alcance metropolitano, fundamental para melhorar a mobilidade entre Curitiba e Pinhais. Sabemos que as obras sempre trazem algum transtorno temporário, mas é importante lembrar que esses incômodos são necessários para garantir benefícios permanentes, como mais fluidez, segurança e conforto para todos que circulam pela região”

afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

Agentes da Setran estarão no local para orientar os motoristas e garantir a segurança no tráfego.

Inter 2

O viaduto Curitiba-Pinhais é uma das intervenções do Lote 4 do Novo Inter 2 (Pacotes 3 e 4), que integra o Programa PRO Curitiba, iniciativa que reúne R$ 6 bilhões em obras estruturantes e sustentáveis em toda a cidade. Com 155 metros de extensão e três faixas de tráfego em cada sentido, o novo viaduto contará ainda com duas pontes paralelas sobre o Rio Atuba, projetadas para melhorar a fluidez na ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana.

Quando as pontes marginais já em fase adianta de obras estiverem concluídas, o tráfego será transferido integralmente para elas, permitindo a demolição da ponte existente e a construção definitiva do novo viaduto.

As obras também incluem a construção de uma rotatória estendida sob o viaduto, que substituirá o atual semáforo de cinco tempos, eliminando gargalos e aumentando a segurança no trânsito. Além disso, o projeto prevê a requalificação de vias e calçadas, nova iluminação pública, pavimentação e melhorias no sistema de drenagem.