O prefeito Rafael Greca (PSD) rebateu pais de alunos de um colégio particular, que estão insatisfeitos com a implementação do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, no bairro São Lourenço, em Curitiba. O mandatário se referiu ao abaixo-assinado feito pelo grupo em que é pedido “a resolução de cinco questões principais” à medida voltada ao trânsito da região. A fala foi dita nesta quinta-feira (27) durante a entrega de sete ônibus elétricos, que vão integrar a frota do transporte público da capital.

binario sao lourenco curitiba
Implantação do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha nos bairros Ahu, Pilarzinho, Abranches e São Lourenço – Curitiba, 12/06/2024. Foto: Daniel Castellano/SMCS

O abaixo-assinado pontua que as mudanças realizadas passaram a limitar as entradas e saídas da escola, o que levou ao aumento do congestionamento na região “especialmente nos horários de maior fluxo, em um único sentido”. O documento ainda diz que a medida “limitou e dificultou o acesso à escola” para famílias que vêm de quatro bairros: Ahú, Juvevê, Cabral e Alto da Glória.

Ninguém reclama do engarrafamento, quem reclama é a turma do Colégio Santa Maria, que queria pegar os filhos no meio da rua. Agora, um ônibus que vem de Almirante Tamandaré, ou do bairro Cachoeira, não pode ficar esperando mamães e papais recolherem seus filhos no meio da rua.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba (PSD).

Operação Escola

Outro ponto levantado no abaixo-assinado diz respeito à Operação Escola que, ao não ser feita na frente da entrada principal do colégio, estaria prejudicando a segurança dos estudantes.

A medida pode ser solicitada à Prefeitura de Curitiba por escolas municipais, estaduais e particulares e garante o embarque e o desembarque de alunos e a travessia de pedestres por agentes de trânsito vinculados ao poder público.

Discordamos veementemente da proibição, a partir do segundo semestre do corrente ano, da realização da Operação Escola em frente à entrada principal da Escola nos horários de entrada e saída. A Operação Escola não apenas contribui com a organização do trânsito como também, e especialmente, zela pela segurança das crianças. E a segurança das crianças, além de ser um direito delas, é um dever de todos, inclusive, da Municipalidade.

trecho do abaixo-assinado.

Greca rebateu.

Que operem o colégio no pátio do colégio, como manda o Papa Francisco.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba (PSD).

O binário no bairro São Lourenço

O binário das ruas Mateus Leme/Nilo Peçanha foi criado visando agilizar o transporte de passageiros que usam linhas de ônibus que passam pelo bairro São Lourenço.

Oito linhas urbanas, que transportam cerca de 18 mil pessoas por dia, tiveram seus itinerários alterados por conta da mudança, que entrou em vigor no dia 12 de junho.

Os mapas com as alterações podem ser conferidos aqui.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Após abaixo-assinado contra binário no São Lourenço, Greca rebate “mamães e papais” de alunos de colégio particular

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.