Sabe aquelas freadas bruscas? Elas podem ser o inimigo número um das suas pastilhas de freio! Tente antecipar as paradas e evitar freadas violentas sempre que possível. Assim, você preserva não só suas pastilhas, mas todo o sistema de freio. #vem pra Bana!

foto001
Confie na Banda Pneus, há 35 anos no mercado – Foto: Divulgação

Aqui, noDicas da Bana’, você fica sabendo que com a frenagem brusca ocorre um aumento da temperatura e também um desgaste de componentes do sistema de freios de serviço. Isso faz com que gradativamente os componentes percam sua eficiência.

Os pneus também são afetados diretamente pelos esforços de acionamento da frenagem brusca, causando desgaste irregular, resultando em deformação e também superaquecimento, comprometendo a segurança e durabilidade, pois são os responsáveis diretos pela aderência do veículo ao solo.

O supervisor operacional Bana Pneus, Cleber Schiaveto, explica que as freadas bruscas podem ser inimigas das pastilhas sim.

 “As pastilhas vão gastar bem mais rápido, mas sim ela é feita para uma frenagem. Se ela é brusca ou limitada, é projetada para aguentar, no entanto, quando há vazamento de graxa nos componentes é preciso ficar atento em relação a manutenção e limpeza, pois graxa e freio nunca combinam”.

O motorista precisa também ter atenção com relação aos demais carros na pista, mantendo distância dos veículos que estão à frente, e também quem está ao lado e atrás, respeitando a velocidade de maneira compatível com a permitida na via e, consequentemente, evitando transtornos.

O supervisor da Bana ressalta ainda a funcionalidade dos sistemas de freios:

No caso de sistema ABS, central que gerencia para que se o condutor faça uma freada brusca não deixe as rodas travarem, justamente por conta leitura dos sensores interligado em cada roda, na parte frontal. Na parte traseira, o sistema de lonas é antigo, mas ainda tem muito carro que dispõe e, junto com o tambor, são responsáveis por 30% dos freios. Vale ressaltar que a eficiência do freio traseiro garante uma frenagem mais firme onde não ao travamento e mantém um carro numa linha reta, ou seja, mantém a posição do carro sem que derrape ou saia da pista”.

Cleber Schiaveto, supervisor operacional Bana Pneus

Confie na Bana Pneus, há 35 anos no mercado. Clique AQUI e confira a loja mais perto de você e conheça toda a estrutura que a empresa oferece. #vem pra Bana!

Toda semana uma dica nova pra você aqui no Portal Banda B

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Freadas bruscas: entenda o quanto essa prática ao volante pode prejudicar seu veículo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.