A estação-tubo Eufrásio Correia, uma das mais movimentadas de Curitiba, será desativada temporariamente a partir deste sábado (7), às 9h, para o avanço das obras do BRT Leste/Oeste. A intervenção faz parte de uma nova frente do Lote 2.3 do projeto e vai provocar mudanças no transporte coletivo, no trânsito e no entorno da Praça Eufrásio Correia, no Centro da capital.

Com a desativação, as integrações que hoje ocorrem na Eufrásio Correia passam a ser feitas na Praça Rui Barbosa. Além disso, a estação será ampliada e vai se tornar a maior da cidade, com nova estrutura, maior capacidade e ambiente climatizado.
A Praça Eufrásio Correia também passará por requalificação urbana. O local vai ganhar novo desenho paisagístico, um pequeno calçadão, além de diversas melhorias.
Nova estação será a maior de Curitiba
A atual estação-tubo não comporta mais a demanda de passageiros, principalmente nos horários de pico. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), cerca de 22 mil passageiros utilizam a estação diariamente, considerando embarques e integrações entre linhas.
Com as obras, a nova estação Eufrásio Correia terá cerca de 80 metros de extensão, dobrando a capacidade atual. A estrutura será desalinhada para permitir a ultrapassagem do Ligeirão Leste/Oeste em relação às linhas paradoras, o que deve melhorar o desempenho operacional do sistema. O projeto também prevê design moderno e ambiente climatizado.
A estação sentido Leste ficará entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Lourenço Pinto (em frente ao Shopping Estação). No sentido Oeste, ficará entre a Travessa da Lapa e a Rua Barão do Rio Branco.
“É comum a estação ficar superlotada em horários de pico. Como toda obra de ampliação, há algum desconforto temporário até que a nova estrutura esteja pronta. É um incômodo passageiro para um benefício permanente”
afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Integrações passam para a Praça Rui Barbosa
Durante o período de obras, as integrações entre os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste passam a ser feitas na Praça Rui Barbosa. “Os passageiros podem ficar tranquilos porque as integrações só mudarão de local. As conexões que eram realizadas na estação-tubo Eufrásio Correia serão preservadas”, destacou Maia Neto.
Além disso, os usuários poderão utilizar a integração temporal, com 30 minutos entre linhas convencionai e 15 minutos entre linhas expressas
Para facilitar o deslocamento dos passageiros, a Urbs coloca em operação, a partir de segunda-feira (9), a linha especial X48 – Eufrásio/Rui Barbosa, com trajeto circular. A linha vai passar pelas praças Eufrásio Correia, Carlos Gomes, Rui Barbosa e pela Rua Alferes Poli, com integração temporal na Praça Rui Barbosa. O funcionamento será nos dias úteis com frequência a cada 7 minutos.
Estação Alferes Poli também será afetada
Com os desvios, a estação-tubo Alferes Poli sentido Sul (Capão Raso) ficará desativada durante as obras. A estação mais próxima, neste sentido, será a Praça Oswaldo Cruz.
No sentido Norte (Santa Cândida), a estação Alferes Poli seguirá funcionando normalmente. A estação-tubo Mariano Torres, no sentido Leste, também continua operando.
Orientação aos passageiros
Na primeira semana de mudanças, fiscais da Urbs estarão no local para orientar os passageiros. Também haverá mensagens de áudio nos ônibus, cartazes informativos e painéis eletrônicos nas estações-tubo. Um painel móvel será instalado na Praça Rui Barbosa entre os dias 7 e 13 de fevereiro.
Segundo o gestor da área de operação do transporte coletivo, Alex Debortoli, o desvio das linhas exige uma reengenharia complexa dos trajetos. “Vamos acompanhar de perto a operação de desvios das linhas e fazer ajustes se houver necessidade”, afirmou.
Confira os desvios das linhas e integrações
Com a desativação temporária da estação-tubo Eufrásio Correia, quatro linhas importantes do sistema terão alterações de trajeto e integração. A Prefeitura e a Urbs orientam que os passageiros fiquem atentos aos novos pontos de parada e conexões, que passam a ser feitas principalmente na Praça Rui Barbosa.
Linha 203 – Santa Cândida/Capão Raso
Sentido Santa Cândida (Norte)
Após a estação-tubo Oswaldo Cruz, a linha segue pela Rua Alferes Poli até a Praça Rui Barbosa, com parada na estação-tubo metropolitana sentido Pinhais. No local, será possível integrar com as linhas C01-Pinhais/Rui Barbosa, 303-Centenário/Campo Comprido (sentido Centenário) e 302-Centenário/Rui Barbosa (sentido Centenário).
Na sequência, o ônibus retorna pela Rua Alferes Poli, segue pela Avenida Sete de Setembro, para na estação-tubo Alferes Poli e, depois, vira na Travessa da Lapa, retomando o itinerário normal. Para quem não vai fazer integração, a estação mais próxima da Eufrásio Correia será a Alferes Poli sentido Santa Cândida.
Linha 203 – Santa Cândida/Capão Raso
Sentido Capão Raso (Sul)
Após a estação-tubo Central, a linha segue pela Rua Pedro Ivo até a Praça Rui Barbosa, com parada na estação-tubo sentido Campo Comprido. No local, o passageiro poderá integrar com as linhas 303-Centenário/Campo Comprido (sentido Campo Comprido) e 302-Centenário/Rui Barbosa (sentido Centenário).
Depois, o ônibus contorna a praça e segue pela Rua Alferes Poli até a canaleta da Avenida Sete de Setembro, retomando o itinerário normal, com próxima parada na estação-tubo Praça Oswaldo Cruz sentido Capão Raso. A estação-tubo Alferes Poli sentido Capão Raso ficará desativada durante as obras.
Linha 250 – Ligeirão Norte/Sul
Sentido Pinheirinho (Sul)
Após a estação-tubo Central, o ônibus segue pela Rua Pedro Ivo até a estação-tubo da Praça Rui Barbosa. No local, será possível integrar com as linhas 303-Centenário/Campo Comprido (sentido Campo Comprido) e 302-Centenário/Rui Barbosa (sentido Centenário).
Em seguida, o ônibus contorna a praça, segue pela Rua Alferes Poli e retorna à canaleta da Avenida Sete de Setembro, com próxima parada na estação-tubo Praça Oswaldo Cruz sentido Pinheirinho.
Linha 250 – Ligeirão Norte/Sul
Sentido Santa Cândida (Norte)
Após a estação-tubo Oswaldo Cruz, a linha fará parada apenas na Estação Central. Para realizar integrações no sentido Leste/Oeste, o passageiro deverá utilizar a linha 203 – Santa Cândida/Capão Raso, sentido Santa Cândida, na estação Oswaldo Cruz, e seguir até a Praça Rui Barbosa para conexão com as linhas 303-Centenário/Campo Comprido, C01-Pinhais/Rui Barbosa e 302-Centenário/Rui Barbosa.
Linhas 303 – Centenário/Campo Comprido e 302 – Centenário/Rui Barbosa
Sentido Centenário (Leste)
As linhas farão parada normal na estação-tubo da Praça Rui Barbosa e, na sequência, na estação Rui Barbosa sentido Pinhais (Metropolitana). No local, o usuário poderá fazer integração com a linha 203 – Santa Cândida/Capão Raso, sentido Santa Cândida (Norte).
Linha 303 – Centenário/Campo Comprido
Sentido Campo Comprido (Oeste)
Após a estação Mariano Torres, o desvio será pela Travessa da Lapa. A linha segue pela Rua Pedro Ivo até a Praça Rui Barbosa, com parada na estação-tubo sentido Campo Comprido. No local, será possível integrar com as linhas 203 – Santa Cândida/Capão Raso (sentido Capão Raso) e 250 – Ligeirão Norte/Sul (sentido Pinheirinho).
Linha 302 – Centenário/Rui Barbosa (reforço da 303)
Sentido Centro
Após a estação Mariano Torres, o desvio também será pela Travessa da Lapa. A linha segue pela Rua Pedro Ivo até a Praça Rui Barbosa, com parada na estação-tubo sentido Campo Comprido. No local, o passageiro poderá integrar com as linhas 203 – Santa Cândida/Capão Raso (sentido Capão Raso) e 250 – Ligeirão Norte/Sul (sentido Pinheirinho).