Um ciclista, que não teve a identidade revelada, foi atropelado por um ônibus biarticulado em uma caneleta, na manhã desta quarta-feira (5), no bairro Rebouças, em Curitiba (PR).

De acordo com passageiros ouvidos pela Banda B, o transporte coletivo e o ciclista trafegavam no mesmo sentido quando houve o atropelamento. A vítima teria sido atingida pelo ônibus no momento em que o motorista tentou desviar dela.

Ciclista é atropelado por ônibus biarticulado em canaleta, em Curitiba
Vítima bateu a cabeça após ser atingida pelo ônibus – Foto: Djalma Malaquias/Banda B

“O motorista tentou desviar e buzinou. O ciclista estava no meio da pista e não mudou de faixa. Outro ônibus estava vindo de frente com o ciclista”, disse uma das testemunhas à reportagem.

O ônibus estava cheio quando houve o acidente, mas não se sabe até o momento se algum passageiro ficou ferido. A Banda B procurou a Urbs (Urbanização de Curitiba) para obter mais informações e aguarda retorno.

A vítima foi socorrida ao hospital, mas não há detalhes sobre o quadro de saúde dela.

Ciclista é atropelado por ônibus biarticulado em canaleta, em Curitiba
É proibida a circulação de pedestres e ciclistas em canaletas – Foto: Djalma Malaquias/Banda B

Ciclistas em canaletas

A circulação de pedestres e ciclistas em canaletas de ônibus é proibida. Segundo a administração municipal, houve um aumento de 51% no número de acidentes nessas vias no ano passado – se comparado com o ano anterior.

Em 2023, foram 59 acidentes nas canaletas envolvendo ciclistas e pedestres, com 54 feridos e três mortes. Em 2022, foram 39 acidentes, com 44 feridos e quatro mortes.

Ciclista é atropelado por ônibus biarticulado em canaleta, em Curitiba
Pedestres e ciclistas são flagrados transitando por canaleta – Foto: Pedro Ribas/SMCS.

Nos dois primeiros meses de 2024 ocorreram nove acidentes, com oito feridos. No mesmo período do ano passado, foram seis acidentes, com oito feridos.

“Há uma falsa ideia de que a canaleta é mais segura, o que faz com que muitas pessoas prefiram pedalar ou correr nestes espaços. Mas não é verdade. O impacto do choque com um ônibus do porte de um expresso biarticulado é brutal. Estamos falando de veículos robustos, de cerca de 36 toneladas com lotação, contra duas toneladas de um automóvel”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias. Ou seja, caminhar, pedalar ou praticar esportes neste espaço é proibido.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ciclista é atropelado por ônibus biarticulado em canaleta, em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.