Um caminhoneiro que passava pelo trecho da BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), carregado com combustível, disse que viu tudo de perto e por pouco não foi atingido. Segundo o homem, o ato do outro caminhoneiro, de tombar o próprio veículo, foi “heróico”. 

O acidente aconteceu por volta das 23h desta terça-feira (23), no quilômetro 127 da rodovia, no bairro Serrinha, na pista sentido Curitiba. O trecho é o final da Serra de São Luiz do Purunã. 

acidente-caminhao-tombado-br-277-sao-luis-2
Foto: Banda B.

O passageiro de uma caminhonete Hilux morreu na hora e outras duas pessoas, o motorista e outro passageiro da caminhonete, se feriram. Alexandre de Araújo, caminhoneiro que testemunhou o acidente, contou que viu tudo acontecer.

“Ele fez de tudo, tirou na canaleta, mas tombou o caminhão, se não ele iria passar. Ele tentou de tudo. Foi uma bobina que caiu em cima, não chegou o caminhão pegar, a bobina caiu em cima do carro e gerou a morte do passageiro”

contou Alexandre Araújo.

O motorista do caminhão contou que o veículo ficou sem freio. Na tentativa de evitar um acidente com os outros veículos, ele tombou o veículo para não bater, mas a carga se espalhou.

acidente-caminhao-tombado-br-277-sao-luis-1
Foto: Banda B.

Segundo o caminhoneiro, que por pouco não foi atingido, embora o acidente tenha provocado a morte de uma pessoa, a tragédia poderia ser maior.

“Foi um ato heróico. Se não, ele ia matar muita gente. Se ele pega no meu caminhão, que estava carregado de gasolina, ia explodir e ia morrer mais gente. Passou perto”

comentou o caminhoneiro.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho do quilômetro 125 está em obras, o que fez com que o trânsito parasse. O motorista da caminhonete conseguiu parar, mas o motorista do caminhão, não teve reação suficiente para efetuar a frenagem.

Na tentativa de desviar dos veículos parados, o caminhoneiro saiu de pista pela faixa da esquerda. Após sair da pista, tombou, e uma das bobinas que carregava caiu sobre o teto da caminhonete.

Trecho perigoso

Passando pelo trecho sempre, Alexandre disse que há muito tempo se depara com acidentes, muitos deles fatais. Na avaliação do caminhoneiro, falta uma área de escape ali. 

“Tem até o lugar para fazer área de escape e é sempre nessa mesma curva. Toda hora morre gente aqui, até quando vai isso? Quantas vidas precisam ser ceifadas aqui? Eu escapei, se bate em mim iria explodir meu tanque, quanta gente iria morrer?”

desabafou Alexandre Araújo.
acidente-caminhao-tombado-br-277-sao-luis-4
Foto: Banda B.

Trânsito afetado

Por conta do acidente, o trânsito foi totalmente bloqueado até a madrugada desta quarta-feira. Pela manhã, no quilômetro 128, há interdição da faixa 1 no sentido a Curitiba. Segundo a concessionária Via Araucária, o tráfego está fluindo pela faixa 2.

acidente-caminhao-tombado-br-277-sao-luis-3
Foto: Banda B.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Caminhoneiro que presenciou trágico acidente na BR-277 narra o que viu: ‘Ato heroico, ia matar muita gente’

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.