Um caminhoneiro, identificado como Claudir Delcio Knop, de 56 anos, morreu após se envolver em um acidente com um trem, nesta segunda-feira (5), em Ipiranga, nos Campos Gerais do Paraná.
A colisão aconteceu enquanto a vítima conduzia um caminhão de carga com destino a Ipiranga. Em nota, a Polícia Civil disse que está investigando o acidente.

Logo após a batida, a Polícia Militar foi acionada para isolar a área. As equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica compareceram ao local para coletar as evidências que auxiliarão na reconstrução da dinâmica do acidente.
“A PCPR segue trabalhando no caso para determinar os fatores que levaram à colisão. Até o momento, não há informações confirmadas sobre falhas mecânicas ou outras causas específicas”, disse a corporação.

Claudir Delcio Knop era natural de Maravilha (SC) e morava em Marechal Cândido Rondon, a cerca de 500 km de onde aconteceu no acidente. O corpo dele é velado na Igreja Evangélica Martin Luter, em Marechal Cândido Rondon, segundo o portal aRede, parceiro da Banda B.
O que diz a Rumo
Em nota, a Rumo, concessionária responsável pela locomotiva, lamentou o acidente e disse que o “maquinista cumpriu rigorosamente os protocolos de segurança, incluindo o acionamento da buzina da locomotiva e os freios de emergência”. Apesar disso, diz a empresa, não foi possível evitar o impacto devido ao peso do trem.
“Imediatamente, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE) foi acionado e prestou atendimento à vítima. Equipes operacionais da concessionária estiveram no local e constataram que o veículo de carga realizou a travessia da linha férrea em desacordo com os procedimentos de segurança ‘Pare, Olhe e Escute'”, disse a Rumo.
Ainda de acordo com a concessionária, informações preliminares apontam que o caminhoneiro tentou atravessar a passagem em nível à frente do trem, o que resultou em uma colisão lateral entre a composição ferroviária e o caminhão. “De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima”, conclui o comunicado.