Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar que transportava 20 crianças com deficiência deixou pelo menos quatro feridos, na manhã desta segunda-feira (1º), no bairro Santa Quitéria, em Curitiba (PR).

O ônibus foi atingido por um carro em um cruzamento. Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram o momento em que o ônibus é atingido pelo automóvel, que teria furado o sinal vermelho.

No carro, havia somente uma pessoa, que teve ferimentos moderados. Segundo o Corpo de Bombeiros, além das 20 crianças e do motorista, o ônibus transportava duas cuidadoras. “No total, havia 24 pessoas dentro do ônibus, e quatro vão ser levadas para o hospital. Uma cuidadora, a motorista do carro e duas crianças vão ser socorridas ao hospital”, disse o capitão Alexandre.

À Banda B, o motorista do ônibus envolvido no acidente disse que o sinal estava aberto para ele. “Eu não me machuquei, graças a Deus. Ela entrou na minha frente e veio dizer que foi erro meu. Pelo amor de Deus, a pessoa não tem coração, alma. Eu tenho vídeo comprovando que o sinal estava aberto para mim. Eu amo essas crianças e todos os dias ouço: ‘Eu te amo, tio’. Eu sou caminhoneiro e trabalho há muitos anos com transporte coletivo”, disse ele, emocionado.

Uma moradora da região que auxiliou no socorro às vítimas disse à reportagem que a maioria das crianças estava assustada.

“Não sabia o que tinha acontecido, mas, quando vi a frente do ônibus, achei que o motorista estivesse machucado. Vi que ele estava bem e vim ajudar as crianças. As monitoras se machucaram mais. Algumas crianças também ficaram feridas e estão muito assustadas. A gente abraça, diz que está tudo bem e explica que o super-herói está chegando para ver se elas se acalmam. O motorista não foi o culpado”, afirmou Janaína Alves.

O que diz a prefeitura

Procurada pela Banda B, a Prefeitura de Curitiba informou que os 20 estudantes foram levados para as escolas por outro ônibus após o acidente. A administração municipal, porém, não disse se o acidente será investigado nem se as vítimas receberão algum tipo de auxílio psicológico. Leia a nota na íntegra abaixo:

“A Secretaria Municipal da Educação informa que, após o acidente envolvendo o transporte especial no bairro Santa Quitéria, outro ônibus finalizou a condução dos 20 estudantes para as escolas especiais nesta manhã (1/7).

Por meio do SITES – Sistema de Transporte para a Educação Especial, a Prefeitura de Curitiba garante gratuitamente o transporte dos estudantes da educação especial, tanto dos matriculados em escolas públicas quanto nas particulares dentro do limite urbano. Os ônibus são adaptados, com cintos de três ou cinco pontos, plataforma elevatória para acessibilidade e espaço para as cadeiras de rodas, além do acompanhamento de atendentes que recebem formação específica para atuação dentro dos ônibus.

Quem mora em Curitiba, tem renda de até três salários mínimos e o filho está matriculado em escola especial, pode procurar o Sites, administrado pela Secretaria Municipal da Educação. Para ter acesso ao Sites, a criança precisa apresentar dependência e deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) de longo prazo, comprovadas por meio de avaliação prévia e laudo de profissional especializado.

Os ônibus têm rotas preestabelecidas e horários definidos. Motoristas e atendentes do sistema passam por formação específica para garantir a segurança de todos.”

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ônibus escolar com 20 crianças deficientes se envolve em acidente e deixa feridos em Curitiba; veja vídeo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.