Três pessoas foram presas em flagrante nesta quinta-feira (12) sob a suspeita de envolvimento em furtos de cabos de telefonia em Curitiba, Colombo e Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. Eles foram detidos por furto qualificado e associação criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, entre os presos há um casal. A corporação apreendeu pelo menos 70 kg de cabos durante a operação. A organização criminosa tinha como integrantes dois funcionários de duas operadoras e a esposa de um dos suspeitos.

tres-presos-furto-cabos-telefonia-grande-curitiba-2
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três endereços – Foto: Divulgação/Polícia Civil

O delegado responsável pelas investigações informou à Banda B que os dois homens costumavam furtar cerca de cinco toneladas de fios de cobre por semana. “Apuramos que eles agiam dentro de uma prestadora de serviço de telefonia. Os dois homens eram responsáveis por furtarem da rede pública de telefonia cerca de cinco toneladas de cobre por semana. A mulher era responsável pelas finanças”, explicou o delegado Rinaldo Ivanike.

As investigações em torno do grupo tiveram início há cerca de dois anos. Um dos homens presos nesta quinta (12) havia sido detido pelo mesmo crime há um mês.

tres-presos-furto-cabos-telefonia-grande-curitiba
Agentes apreenderam cerca de 70 kg de cabos durante cumprimento das ordens judiciais – Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Eles têm uma organização criminosa completa. Tem um que vai e só corta os fios; outro que usa uniforme da empresa e furta os fios. Depois, os produtos são vendidos”, disse Ivanike.

Os investigados responderão por associação criminosa e furto qualificado com abuso de confiança, uma vez que se tratavam de funcionários ativos.

Eles foram encaminhados ao sistema penitenciário.