Da Polícia Civil

(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Operação deflagrada por policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de 700 quilos de maconha, na tarde desta quinta-feira (17). A ação teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram presos em flagrante Dieison Cristiano de Azevedo Wiltgen, de 24 anos; Gian Frantchesco Alvares Pinsan, de 33 anos; e Ednilson Cristonek, de 35 anos, que segundo informações da polícia tentavam transportar o entorpecente do Mato Grosso do Sul para Curitiba e Florianópolis (SC).

“Este é mais um resultado do trabalho diário dos nossos policiais, demonstrando integração com outras forças de segurança no combate ao narcotráfico em todas as regiões do Paraná”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Combatendo o tráfico de drogas, é possível reduzir o impacto de diversos outros crimes relacionados, principalmente os crimes contra a vida, conforme aponta o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis. “A Denarc tem feito uma repressão qualificada ao tráfico de drogas e esse enfrentamento tem refletido visivelmente na redução de algumas modalidades criminosas, como crimes contra a vida”, ressaltou.

INVESTIGAÇÕES – As investigações que culminaram na prisão dos traficantes tiveram início a partir de levantamento prévio que sinalizava que um deles – Pinsan – de Foz do Iguaçu, costumava adquirir entorpecentes da região de Ponta Porã para abastecer o crime em Curitiba e em Santa Catarina.

Segunda a delegada-titular da Denarc Curitiba, Camila Cecconello, responsável pelas investigações, os policias tinham informações de que a droga comercializada por Pinsan estava na cidade de Curitiba, onde o traficante tentou vendê-la. Porém, ele acabou negociando a venda do carregamento para Florianópolis.

Pinsan e Cristonek estavam em um veículo Clio, placas MEM-1259, escoltando um veículo Amarok, placas NEI-1798, dirigido por Wiltgen, e que estava carregado com os 700 quilos da droga. Os dois veículos não obedeceram à ordem de parada no posto da PRF. Em perseguição, os indivíduos foram abordados em Tijucas do Sul por policiais da Denarc, com auxílio da PRF, e presos em flagrante.

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Pinsan já tinha passagem pela polícia, por tráfico e receptação.

NOVA APREENSÃO – Em outro trabalho desenvolvido por equipes da Polícia Civil, outros 500 quilos de maconha foram retirados de circulação na região oeste do Estado. Na noite de quarta-feira (16), policiais do Núcleo Cascavel e Foz do Iguaçu da Denarc apreenderam a droga em Campina da Lagoa.

Thiago Alexandre Guerra, 30 anos, que conduzia um veículo Palio prata, com toda a droga, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Valci Marcelino da Costa Silva, 36 anos, e Dilso Gauto Aquino, 46 anos, que exerciam a função de “batedores” em um carro Jetta, com placa de Foz do Iguaçu, também foram autuados em flagrante pelo mesmo crime.

Os três suspeitos foram encaminhados ao Setor de Carceragem Temporária da Delegacia de Ubiratã, onde permanecem à disposição da Justiça. Guerra já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, e Aquino por contrabando.