Um trabalhador, de 43 anos, foi socorrido em estado grave após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava na cobertura de um triplex, na tarde desta segunda-feira (23), no bairro Xaxim, em Curitiba (PR).
De acordo com o patrão da vítima e o Corpo de Bombeiros, a vítima manuseava uma chapa metálica de aproximadamente seis metros de comprimento com auxílio de uma corda quando houve a descarga elétrica.
“Ele estava levantando uma barra de alumínio e, como estava muito próximo da rede elétrica, acho que fez um arco”, afirmou à Banda B o chefe do trabalhador, Luciano Reis.
O arco mencionado por Luciano Reis ocorre quando uma corrente elétrica se estabelece entre a barra de alumínio e a rede elétrica, criando uma descarga elétrica. O fenômeno acontece quando a distância entre os condutores é suficiente para que a tensão seja alta o bastante para ionizar o ar entre eles.
“A princípio, a vítima está em estado grave e com o grau de consciência bem rebaixado. Ele foi puxar uma chapa de alumínio de aproximadamente seis metros para cima, e ela encostou ou chegou perto do fio de alta tensão, resultando em uma descarga elétrica”, disse o tenente Guérios, do Corpo de Bombeiros.
A vítima, que chegou a ter o corpo projetado devido à força da descarga, sofreu queimaduras em diversas partes do corpo e foi encaminhada ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.