O Centro de Operações Especias (COPE), o Grupo de Diligências Especiais (GDE) e Esquadrão Anti-Bombas participaram nesta quinta-feira (07) por volta das 16h30 da simulação de um confronto entre policiais e assaltantes na praça Osório, centro de Curitiba. Quem passava por perto do local ficou assustado com a movimentação.

A simulação, que demorou cerca de 20 minutos, foi sobre um assalto a um carro-forte. Depois da ação, os ‘bandidos’ fugiram e se esconderam em um residência próxima. Depois de descobertos e cercados pela polícia os assaltantes disparavam contra os policiais. A simulação contou com uma troca de tiros “real” e até a explosão de uma bomba. Os policiais protegiam uns aos outros, fizeram planos de invasão, um deles foi “baleado” e três dos assaltantes presos.

Além dos pedestres que passavam por perto comerciantes da região saíram de suas lojas para observar a operação. Um homem que passava pelo local ficou com medo, mas se aproximou pra saber do que se tratava. “Achei que fosse um assalto. Fiquei preocupado e vim ver o que estava acontecendo”. O delegado da COPE Hamilton da Paz considerou a simulação um sucesso. Segundo ele, outros treinamentos parecidos já tinham sido simulados em locais fechados, mas esse foi o primeiro entre cidadãos comuns. “Fizemos essa operação no meio da rua para saber como seria com o trânsito dos carros e dos pedestres.”

O treinamento promovido pelos grupos especiais foi feito para que os policiais estejam preparados para situações de risco. “Tudo ocorreu como o planejado”, completa Paz.Veja as fotos na galeria abaixo: