Um homem suspeito de ter envolvimento na morte do motoboy Elton Antônio Bueno Zene, de 23 anos, em junho do ano passado, foi preso nesta quarta-feira (24) em Paris, capital da França. Elton foi assassinado a tiros e também atropelado após deixar uma casa noturna situada no bairro Uberaba.

Em entrevista à Banda B, o delegado responsável pelas investigações afirmou que o nome do suspeito foi incluído na lista de procurados da Interpol após a polícia brasileira obter informações sobre o suposto paradeiro dele. A Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal, facilita a cooperação policial mundial e o controle de crimes.

Segundo a família, Elton trabalhava como motoboy – Foto: Reprodução/Redes Sociais.

“Nesta semana, tivemos a informação de que ele foi capturado em Paris. Antes da captura, já tínhamos a informação de que ele estava lá e foi solicitado ao Poder Judiciário que fosse incluído o mandado de prisão preventiva na relação da Interpol”, explicou o delegado Ivo Viana, que não soube informar, contudo, as circunstâncias da prisão.

O homem era considerado foragido da Justiça desde agosto do ano passado, quando foi decretada a prisão preventiva dele. A Polícia Civil não revelou o nome do suspeito e, portanto, a Banda B não conseguiu estabelecer contato com a defesa dele.

Segundo Viana, ele é apontado como o autor dos disparos e agressões que mataram Elton Antônio Bueno Zene.

O crime

O motoboy foi assassinado no dia 18 de junho de 2023, minutos após se envolver em uma discussão e sair de uma casa noturna.

De acordo com o delegado Ivo Viana, o crime possui relação com a disputa pela guarda da filha da vítima. “Segundo apontam as investigações, existia uma desavença entre a vítima e os autores por conta de uma criança, filha da vítima. Havia um interesse pela guarda da criança. Os envolvidos se encontraram em uma casa noturna e houve um princípio de briga. O Elton [vítima] acabou saindo do local, e os autores foram atrás”, narrou o delegado.

Elton teve o corpo arrastado pelo carro após ser agredido e baleado – Foto: Antônio Nascimento/Banda B

Uma câmera de segurança registrou o momento em que Elton foi brutalmente espancado por três pessoas. Após ser alvo de tiros, um dos autores passou com o carro por cima do corpo dele, inclusive da cabeça. Em seguida, arrastaram o corpo por cerca de 20 metros. A namorada de Elton também foi atingida por tiros e sobreviveu.

Antes, os criminosos tentaram colocar o corpo dele no porta-malas do carro, mas não conseguiram. “Eles foram bastante cruéis”, acrescentou Viana.

A mulher que aparece no vídeo registrado pela câmera foi presa cerca de um mês após o crime. De acordo com o delegado Thiago Teixeira, ela é ex-familiar de Elton. “Ele estava namorando com uma pessoa que é prima dessa mulher que foi presa e começou uma disputa pela guarda da criança. Os autores do crime compraram a briga e, por esse motivo, o crime acabou ocorrendo”, explicou à Banda B, em julho de 2023.

A polícia não conseguiu identificar o terceiro envolvido até o momento.