Sete suspeitos de envolvimento com uma associação criminosa, que vinha realizando furtos e roubos de motocicletas no centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram presos na manhã desta quarta-feira (5).
Eles foram localizados por equipes da Polícia Civil do município, em conjunto com a Guarda Municipal.
A operação ganhou o nome de Cavalo de Aço e tinha como objetivo o cumprimento de quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão. As outras três prisões foram em flagrante, de acordo com o delegado Fábio Machado.
“Esses rapazes são apontados não somente como membros dessa associação, mas por praticar alguns crimes de extorsão, expulsando alguns moradores do bairro, inclusive”,
afirma o delegado.
Desde o final do ano passado, a delegacia de São José dos Pinhais soma 32 ocorrências de furtos e roubos de motocicletas, especialmente na área onde está localizado o shopping da cidade. Conforme o guarda municipal Jeferson de Souza, secretário de segurança do município, a maioria das vítimas seriam trabalhadores.
“São motoboys que estacionavam suas motos, para poder buscar uma entrega ou outra dentro do shopping, buscando seu ganha-pão, e o indivíduo furtava seu equipamento de trabalho”, afirma Souza.
A polícia civil acredita que haja mais suspeitos envolvidos com a associação criminosa e investiga a identidade dos integrantes.