A quadrilha que sequestrou um empresário de Curitiba (PR) na noite da última terça-feira (17) tentou transferir R$ 3,7 milhões da conta da vítima e planejavam levá-la para o Rio Grande do Sul. O homem foi localizado com vida e bem nesta quarta (18) em Monte Castelo (SC) — a cerca de 180 km da capital paranaense.

De acordo com a Polícia Civil, o sequestro aconteceu após os criminosos provocarem um acidente de trânsito na região do bairro Jardim Botânico. Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram os suspeitos batendo contra o veículo do empresário para que ele parasse em seguida (assista abaixo).

sequestro-de-empresário-em-curitiba
Empresário, de 58 anos, foi sequestrado após criminosos provocarem um acidente de trânsito, segundo a polícia – Foto: Reprodução

Em seguida, o empresário para o carro, um SUV preto, e desembarca. Dois bandidos também saem do carro que provocou o acidente, um Fiat Palio Weekend, e conversam com a vítima enquanto fingem analisar os danos causados pela batida. Segundos depois, a vítima é obrigada a entrar no próprio carro com um dos sequestradores, e o comparsa dele deixa o local dirigindo o Palio.

Em poucos segundos, o comparsa reaparece correndo e também entra no carro do empresário. Ele ocupa o lugar do motorista no SUV e ambos fogem com a vítima. Segundo um dos delegados responsáveis pelas investigações, o relato de uma testemunha foi fundamental para investigar o crime.

“A informação inicial que chegou para nós era sobre um possível assalto e roubo a veículo, em que a vítima foi levada junto. Essa situação foi percebida por uma testemunha que achou estranha a situação. Todos entraram nesse SUV preto e saíram do local. A testemunha ligou para a Polícia Militar, que nos acionou para começarmos as diligências no Jardim Botânico, onde o crime aconteceu”, disse à Banda B o delegado Fernando Zamoner.

Após a denúncia, os policiais civis tiveram acesso às imagens de câmeras de segurança e concluíram que o acidente de trânsito foi causado para que os bandidos conseguissem sequestrar o empresário. “Logo na sequência, chegou a informação sobre um veículo ter sido encontrado queimado no bairro Alto Boqueirão. Depois, chegamos à conclusão que era o veículo da vítima e a identificamos”, acrescentou o delegado.

carro-empresario-incendiado
Carro do empresário foi encontrado incendiado poucas horas após o crime – Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil conseguiu estabelecer contato com a família do empresário e encontrou o Fiat Palio Weekend usado pelos sequestradores. Um dos envolvidos no crime, então, foi identificado. Os agentes orientaram que os familiares do homem entrassem em contato com a agência bancária dele para informar o sequestro.

“Durante a manhã, orientamos a família a entrar em contato com o gerente do banco para que ficasse em alerta em relação a uma eventual tentativa de transferência. O gerente informou que a vítima já havia feito contato com o celular dela tentando fazer uma transferência TED de R$ 3,7 milhões”, revelou Fernando Zamoner.

“A ideia deles não era pedir resgate à família, mas apenas efetuar uma transferência bancária da conta da vítima, o que deu errado. Nós já sabíamos que isso estava acontecendo e os valores foram bloqueados antes da transferência”, acrescentou o delegado Thiago Teixeira, do Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial).

Pouco tempo depois, os policiais civis, em conjunto com outras forças de segurança, descobriram que os criminosos estavam usando um segundo carro, um Volkswagen Nivus. “Identificamos que eles estavam se deslocando para o Rio Grande do Sul pela BR-116”, afirmou Zamoner.

nivus-sequestro-empresário
Veículo Nivus usado pelos criminosos após o sequestro; eles planejavam fugir para o RS, suspeita a polícia – Foto: Divulgação/Polícia Civil

A mobilização das polícias civis do Paraná e de Santa Catarina, assim como da PM e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o uso de helicópteros levaram à abordagem do veículo dos criminosos na rodovia mencionada pelo delegado.

“A PRF conseguiu interceptar o veículo e resgatamos a vítima. Ela foi sequestrada na noite de terça-feira (17) e logo depois do almoço do dia 18 a localizamos”, disse o delegado.

Dos quatro envolvidos no crime, somente um foi preso. Segundo a Polícia Civil, trata-se de um jovem, de 23 anos, que não tinha antecedentes criminais. Ele confessou à polícia que a quadrilha monitorou a vítima por pelo menos duas semanas.

“A vítima foi encontrada aparentemente bem, sem qualquer sinal de maus-tratos. Acreditamos que eles procurariam um cativeiro para manter a vítima até conseguirem o dinheiro. O suspeito que foi preso em Santa Catarina confirmou participação no crime e disse que já estavam há 14 dias monitorando a vítima com o intuito de sequestrá-la. Eles tinham fotos da vítima e da família dela, e sabiam de toda a rotina”, explicou Thiago Teixeira.

A corporação agora atua para identificar os outros envolvidos.