A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, apreendeu na tarde desta terça-feira, 11 de julho, 11 kg de cocaína no Terminal de Contêineres, no Porto de Paranaguá, no Paraná. Dez tabletes de cocaína foram encontrados no compartimento do motor de um contêiner refrigerado com uma carga com polpa de frutas que seria enviado para Portugal.

Porto de Paranaguá
Receita e Polícia Federal apreendem 11 kg de cocaína escondido em contêiner com polpa de frutas no Porto de Paranaguá. Foto: Divulgação/Polícia Federal

O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on / rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Com a apreensão de hoje, já são 378,5 kg de cocaína apreendidos pela Receita Federal no porto paranaense em 2023. Os servidores do órgão já realizaram 12 apreensões no ano.

As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.

A Receita Federal atua no controle aduaneiro sobre cargas e veículos vindos do exterior ou a ele destinados com o objetivo de facilitar o comércio internacional e manter a segurança das operações lícitas.