A Policia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta manhã de quarta-feira (21), mais de 1.400 garrafas de vinhos importados da Argentina, na BR-476, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo a PRF, a carga vinha de Ampere (PR), na região sudoeste do estado, e estava sem o devido desembaraço aduaneiro.

Por volta das 8h, uma equipe da PRF abordou um caminhão furgão que transitava na rodovia enquanto realizava patrulhamento em Contenda (PR). Ao vistoriarem a carga, os policiais encontraram cerca de 1.498 garrafas de vinhos argentinos, embalados em caixas sem identificação.

 

Foto: Divulgação/PRF

 

De acordo com a Polícia, muitas embalagens originais dos vinhos encontravam-se sujas de barro. Algumas, inclusive, estavam incompletas, típicas de mercadorias importadas clandestinamente. Aos policiais, o motorista e a passageira disseram que encontraram este frete através de um aplicativo e que pegaram o caminhão carregado em Ampere (PR) e o levariam até Pinhais (PR).

A PRF informou que o crime de descaminho, consiste em importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos, tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Além disso, esse tipo de prática representa uma concorrência desleal ao comércio local.

O caminhão, as mercadorias e os envolvidos, foram encaminhados à Receita Federal em Curitiba.