Cerca de 16 pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (10), no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. A ação aconteceu em duas residências e os proprietários assinaram termo circunstanciado por manter animais silvestres em cativeiro.

Conforme o investigador Henrique Lima, do 10º Distrito Policial, os policiais iniciaram as diligências após receberem uma denúncia informando que em um condomínio havia aves silvestres em cativeiro.
“Abordamos a primeira residência e verificamos que tinha cerca de seis pássaros, entre papagaio e outras aves silvestres. Já na casa vizinha, encontramos mais dez pássaros também em situação de cativeiro”
contou Henrique.
De acordo com o investigador, os pássaros silvestres podem ser mantidos em ambientes domésticos, desde que os proprietários tenham a documentação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Os moradores nem sabiam dessa documentação do Ibama. A impressão que dá é que em uma das casas os pássaros eram para comércio, mas não conseguimos provar durante a ação”
afirmou.
A equipe policial encaminhou os proprietário ao 10º Distrito Policial, onde assinaram um termo circunstanciado por manter animais silvestres em cativeiro.
“Um crime de menor potencial ofensivo. Se a equipe tivesse comprovado a comercialização, o crime seria mais grave e sem fiança”
complementou o investigador.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.