Na semana passada, um dia após a morte do entregador Ednilson Alves da Cruz, o delegado Victor Menezes deu a chance para que o atirador se apresentasse espontaneamente à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Isso não aconteceu e, nesta quinta-feira (12), uma semana após o crime, o nome e a foto do suspeito foram divulgados pela equipe de investigação.
João Paulo Nascimento Ferreira é suspeito de matar Ednilson a tiros no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. O homem possui passagens pela polícia e já respondeu por crimes como roubo, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo.
“O crime aconteceu no dia 5 de setembro de 2024, então tem uma semana, exatamente, que esse crime aconteceu. A identificação da autoria aconteceu logo nos primeiros momentos da investigação criminal. Naquele momento, foi divulgada a matéria e foi feito um pedido para que o autor comparecesse à delegacia para que se defendesse. Esse momento ele não foi cumprido, o autor infelizmente não chegou na delegacia e o mandado de prisão preventiva foi expedido”
disse o delegado Victor Menezes.
Motivo do crime
O motivo do crime, segundo o que a DHPP já descobriu, foi ciúmes. De acordo com a investigação, o suspeito era casado com uma mulher que seria a pivô desse crime.
“A vítima estava namorando com essa mulher atualmente. E o autor não aceitava que sua ex-namorada, sua ex-mulher, tivesse um relacionamento especificamente com aquele homem. Então, entre outros motivos, como não aceitação que os filhos residissem na mesma residência com esse seu desafeto, mas o que foi preponderante foi o ciúme. Por esse motivo, foi capitulado o crime como um homicídio qualificado pelo motivo fútil”
comentou o delegado.
A investigação também apontou que João Paulo seguia a vítima. O autor conduzia o veículo, um Gol branco, enquanto a vítima conduzia a moto junto com a namorada.
“O autor seguia a vítima momentos antes da prática do crime. A vítima desembarca próximo da sua casa, o autor estaciona o veículo próximo ao local em que é executado o crime, corre para próximo da vítima e efetua vários disparos de arma de fogo sem que a vítima tenha qualquer chance de defesa. Por esse motivo será indiciado pelo homicídio pela surpresa. Então o autor responde atualmente pelo homicídio duplamente qualificado, pelo motivo fútil e também pela surpresa”
detalhou o delegado Victor Menezes.
Denúncias sobre o suspeito
O delegado comentou que a polícia já procurou o suspeito na casa e no trabalho dele. Atualmente, a DHPP coloca o status de foragido no atirador.
“Por isso pedimos que a população ligue no 190 da Polícia Militar, no 197 da Polícia Civil ou até no 0800-643-1121 da Divisão de Homicídios e Proteção da Pessoa, para que a gente possa entregar esse criminoso à Justiça”
pediu o delegado.
Morte do motoboy
O motoboy, de 37 anos, foi surpreendido na frente da casa da namorada e executado a tiros, no fim da manhã do dia 5 de setembro, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Câmeras de segurança flagaram o crime.
O perito Elmir Machado de Oliveira, do Instituto de Criminalística (IC), detalhou a execução e disse que foram encontrados sete ferimentos no corpo da vítima, que passará por exames complementares.