O vereador de Cianorte, Rafael Araújo, foi preso nesta quinta-feira (9) durante uma operação da Polícia Civil que desarticulou uma fábrica clandestina de medicamentos e suplementos ilegais no Noroeste do Paraná. Além dele, também foram detidos o irmão e a cunhada.

A investigação começou após denúncia sobre a venda de medicamentos proibidos. Durante as buscas, os policiais localizaram uma estrutura de produção em residências ligadas aos suspeitos. Mais de 4 mil embalagens, bulas, caixas, cápsulas e até morfina foram apreendidas.
Ao todo, cerca de sete quilos de cápsulas sem qualquer registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram recolhidos. As informações são da Ric RECORD.
“Inicialmente, foram expedidas quatro ordens de busca e apreensão domiciliar em quatro endereços distintos. O objetivo era detectar a materialidade do crime. No momento das buscas, foi detectada uma mini fábrica clandestina de suplementos nas residências dos alvos, com a finalidade de emagrecimento. Produtos desse tipo exigem registro da Anvisa, mas eram fabricados sem qualquer controle sanitário”
disse o delegado Luis Fernando Alves, em entrevista à Ric RECORD.
Os produtos ilegais eram vendidos pela internet e redes sociais. Além dos medicamentos, a polícia também apreendeu uma arma de fogo. As investigações continuam para apurar o envolvimento de outras pessoas.

O que diz a defesa do vereador?
Procurada pelo portal ric.com.br, a defesa do vereador Rafael Araújo disse que os medicamentos de emagrecimento vendidos pelo parlamentar e seu irmão não causaram prejuízos à saúde dos consumidores
“Esses produtos emagrecedores são comercializados há décadas em todo o Brasil e não há nenhum registro, no caso específico do vereador Rafael e do seu irmão Rodrigo, de qualquer dano a algum consumidor. Não há nenhum consumidor relatando no caso concreto a ocorrência de algum prejuízo à sua saúde. Muito pelo contrário, o que se tem notícia é da recorrência da compra desses produtos com alto poder para emagrecimento. A defesa confirma a sua plena confiança de que Rafael e seu irmão serão inocentados e que tudo isso será devidamente produzido, inclusive com provas técnicas, provas periciais durante o curso do processo”
disse o advogado Maurício Gonçalves Pereira.
O que diz a Câmara Municipal de Cianorte?
Em nota encaminhada à Ric RECORD Maringá, a Câmara de Cianorte informou que até o momento não foi comunicada pelos órgãos competentes sobre a prisão do vereador Rafael Araújo. Além disso, a instituição afirma que confia nas autoridades responsáveis pela apuração das investigações.
“A instituição aguarda os desdobramentos e manifesta confiança nas autoridades responsáveis pela apuração, bem como no respeito ao devido processo legal. Por fim, a Câmara Municipal reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização, permanecendo à disposição das autoridades competentes para contribuir com o que for necessário”