Através de uma investigação contra racismo, diversos objetos com símbolos neonazistas foram apreendidos no bairro São Braz, em Curitiba. A ação aconteceu na terça-feira (1). Segundo a polícia, um homem, de 34 anos, foi indiciado pelos crimes de organização criminosa e racismo.
De acordo com a investigação, que começou no início do ano, os objetos estão ligados a um grupo neonazista. Entre as apreensões estão camisetas, patches (usados para personalizar roupas, mochilas e bonés) e um celular.
O delegado da Vytor Grotti conta que trata-se de uma investigação para apurar a prática de crime de racismo e organização criminosa ideologicamente motivada pelo nazismo e neonazismo.
“No caso, há indícios de que o investigado integra uma das organizações criminosas dessa natureza, motivo pelo qual foi deferido o mandado de busca pelo Poder Judiciário”
explica o delegado Vytor Grotti.
Ao todo, na casa do investigado, foram encontradas 9 camisetas que expunham símbolos nazistas e neonazistas, e os patches com os símbolos. Os objetos foram apreendidos, vão ser periciados e as investigações continuam.
“A gente está investigando a associação dele com grupos neonazistas em Curitiba e no Paraná. Ele responderá pelo crime de racismo e associação ou organização criminosa. Ele não tinha antecedentes criminais”.
Denúncias
A Polícia Civil pede a colaboração da população com informações que auxiliem nas investigações. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.