O uso indevido de etanol é inicialmente apontado pela polícia como provável causa do acidente que matou o jovem Leonardo Mateus Janeri Barbosa, de 24 anos, em um bar do Centro de Curitiba. A explosão ocorreu no The Oak Winter and Beer durante a noite da última quarta-feira (4), mas a investigação começou apenas nesta sexta, com o comunicado da morte à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Reprodução

De acordo com a delegada Tathiana Guzella, ainda não é possível apontar responsabilidades pelo ocorrido. “Aparentemente o que se tem é uma problemática bastante comum, com o uso de etanol de forma indevida. Independente de falar de culpa de A ou culpa de B, omissão de A ou de B, nós estamos falando de algo trágico, que deve ser apurado e, em especial, resignificado, para que não ocorra com outras vítimas ”, disse.

Com a abertura do inquérito, a Polícia Civil já ouviu testemunhas presenciais do incidente e também familiares da vítima. A DHPP também já solicitou imagens internas do estabelecimento e a realização de uma perícia.

Além de Leonardo, um amigo dele também é apontado pela polícia como vítima do incidente. Lucas Gonçalves, porém, está bem e sofreu apenas ferimentos de primeiro e segundo grau.

Sobre a dinâmica do incidente, Guzella explicou que Leonardo e um grupo de recém-formados em medicina estava comemorando a data quando o fogo começou. “São dois instrumentos com labaredas de fogo, que são alimentadas com etanol. Momentos antes do ocorrido, uma estava acesa e a outra estava apagada, já que chegou ao fim o conteúdo mínimo. Ao abastecer, a garçonete teria se inclinado para a mesa e ocorreu um primeiro derrame. Ainda com o galão, ocorreu um segundo derrame na mesa e logo a mesa se incendiou. Não sabemos se por susto ou algum outro motivo, parte desse etanol acabou derrubado sobre as vítimas, pegando fogo logo em seguida”, explicou.

Perícia

Como o comunicado do caso foi feito para a polícia apenas nesta sexta, o Instituto de Criminalística deve realizar uma inspeção no The Oak Winter and Beer. A própria delegada, porém, definiu a análise como “tardia”.

O estabelecimento já acompanha as investigações. Segundo a DHPP, os funcionários que trabalhavam no dia do incidente devem ser ouvidos como testemunhas na semana que vem.

A DHPP segue investigando o caso.

Bar

Em nota, o bar se posicionou nas redes no final da manhã desta sexta-feira.

“O The Oak Winter and Beer lamenta profundamente o falecimento de Leonardo Mateus Janeri Barbosa, em decorrência do acidente ocorrido na última quarta-feira, dia 04 de novembro.

Estamos à disposição das autoridades para as investigações e outras medidas necessárias e, neste momento de dor, nos solidarizamos e expressamos nossas sinceras condolências à família e aos amigos”.