Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

Os policiais militares (PMs) do Paraná fizeram, neste sábado (28), um cortejo fúnebre emocionante para o soldado Cleverson dos Santos, de 40 anos, morto em confronto ontem. Santos foi baleado no peito durante uma troca de tiros com assaltantes no Centro de São José dos Pinhais, na região metropolitana.

cleverson-dos-santosCleverson dos Santos morreu em confronto com assaltantes. (Foto: Reprodução)

Por volta das 15h30 de hoje, muitas sirenes começaram a ser ouvidas pela cidade. A cavalaria, motocicletas e até helicópteros participaram do cortejo fúnebre. Policiais de todas as esferas estiveram presentes: civis, militares, federais e rodoviários.

Aqueles que estavam nos seus postos de trabalho foram convocados a prestar um minuto de continência ao colega morto, que deve ser sepultado no Cemitério Vertical de Curitiba. “Observando local seguro, os PMs devem ligar as sirenes e giroflex de suas viaturas, em honra à memória deste grande irmão de farda que cumpriu com seu juramento de sangue o seu dever”, disse a convocação.

O Comando da PM convidou também os policiais de folga a participar do ato, realizando um minuto de silêncio em memória de Santos. Ontem, a PM decretou luto oficial de três dias pela morte do soldado, integrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Assista ao cortejo nos vídeos abaixo:

(Vídeos: Banda B)

O caso

O confronto aconteceu logo após a um assalto a uma loja da Sky na Avenida Rui Barbosa. O soldado foi avisado da ocorrência em andamento e recebido a tiros por cinco homens armados. Um dos bandidos subiu pelo telhado de uma residência e, neste momento, atirou contra o policial, que foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro PM foi atingido na perna e não corre risco de morte. Após a primeira troca de tiros, o marginal entrou em uma residência e manteve uma mulher como refém, até que o Bope invadiu a casa e o matou em confronto. Os outros assaltantes conseguiram fugir.

Notícia relacionada

Troca de tiros após assalto termina com PM do Bope e bandido mortos em São José dos Pinhais