Policiais militares da Força Tática em ação conjunta com policiais militares do 9º Batalhão da PM, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária realizaram uma edição da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) em estabelecimentos comerciais de Matinhos (PR), litoral do estado, durante o final de semana. Quatro locais foram abordados, sendo que todos apresentaram problemas que exigiram uma postura da AIFU.

As 20h as equipes de concentraram na Companhia da Polícia Militar em Matinhos. “As abordagens propriamente ditas foram iniciadas às 21h30, sendo vistoriados e autuados quatro estabelecimentos. Um deles, um parque de diversão, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não garantir a segurança de quem se utilizasse dos brinquedos, ou seja, os laudos necessários para isso, não existiam”, conta o César Kamakawa, Comandante da Força Tática.

Segundo o capitão, outros dois estabelecimentos foram autuados pela vigilância sanitária por não apresentarem a higiene necessária para o funcionamento. “Um terceiro local foi autuado pela Polícia Militar Ambiental por poluição sonora”, relata. Neste mesmo local um homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Matinhos por estar portando cinco peles de animais silvestres, dentre elas uma de cobra, e por estar de posse de certa quantidade de maconha.

“O intuito de integrar estes órgãos é atacar diretamente os pontos que são frequentados por pessoas, que após ingerirem bebidas alcoólicas e drogas, acabam ocasionando ocorrências policiais”, explica o comandante da Força Tática. “Mas, principalmente, fiscalizar os estabelecimentos para que o veranista sinta-se seguro, inclusive com o que está ingerindo”, acrescenta.

A comunidade também pode contribuir com esses trabalhos, encaminhando denúncias à Polícia Militar por meio do 181-Narcodenúncia ou através do número de emergência da PM, o 190. “Fiscalizando diretamente estes locais, conseguimos diminuir a criminalidade e trazemos um conforto e uma segurança maior para todos da comunidade”, conclui Kamakawa.

AIFU MATINHOS – Historicamente, no litoral do Estado, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) foi idealizada justamente no município de Matinhos, nos ano de 1995, com o intuito de aumentar a segurança dos turistas através de ações conjuntas de vários órgãos em estabelecimentos comerciais (normalmente bares e lanchonetes) que sabidamente eram frequentados por pessoas que portavam armas de fogo, facas e entorpecentes, e que a certas horas da noite, sob a influência de álcool ou drogas, vinham a se envolver em brigas, roubos e até mesmo homicídios.

A PM procurou, assim, diminuir os índices de criminalidade com a atuação direta nos locais que originavam ocorrências policiais. “Além da frequência dessas pessoas, alguns estabelecimentos funcionavam sem as condições mínimas de higiene e sem alvarás, além de serem denunciados por perturbação do sossego, visto a utilização de aparelhagem de som sem ajuste acústico”, disse Kamakawa.