Da PMPR

Nas primeiras 24 horas da “Operação Reveillon” – desencadeada por policiais militares atuantes na “Operação Verão Paraná 2014/2015” para aumentar a segurança durante a virada – foram abordadas 1.047 pessoas (das quais oito foram presas), 296 veículos e emitidas 62 notificações de trânsito urbano. “Apesar de algumas situações pontuais, este foi um dos réveillons mais tranquilos e seguros dos últimos anos”, avalia o major Nivaldo Marcelos, Coordenador da Operação Verão Paraná 2014/2015 na Costa Leste e Comandante do 9º Batalhão da PM.

PMPR(Foto: Divulgação PMPR)

“Uma das coisas mais importantes nesta virada é que mesmo com um número muito grande de pessoas no litoral, tivemos apenas 11 casos de furto; já a perturbação do sossego, por sua vez, aumentou em 359%, subindo de 17 boletins registrados no ano passado contra 78 neste, sendo, então, 31 conjuntos de sons apreendidos e 25 Termos Circunstanciados lavrados [25 pessoas encaminhadas]”, destaca o major. Estes dados compreendem o período que vai das 5h do dia 31/12 às 5h do dia 1º de janeiro, de ambas as temporadas, em comparativo.

Segundo estimativa da própria Polícia Militar, cerca de 1,3 milhões de pessoas passaram a virada de ano no litoral, entre população residente e flutuante, mantendo o mesmo índice da virada anterior. Os dados são do relatório da Operação Verão Paraná da Polícia Militar do Paraná, divulgado na manhã desta quinta-feira (01/01/15).

A PM também registrou no período de 24 horas de operação, a apreensão de uma arma de fogo, além de um simulacro (arma de brinquedo) de submetralhadora, ambas em Matinhos, e do recolhimento de 13 veículos ao pátio, por diversas irregularidades de trânsito. Também foram distribuídas, neste período, 1.314 pulseirinhas para crianças. “Muitos pais aproveitam e colocaram pulseirinha nas crianças para ver os fogos com tranquilidade à noite”, frisa o major.

CRIMES AMBIENTAIS – O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) registrou, durante o primeiro dia do ano, uma ocorrência por crime contra a fauna, duas contra a flora e quatro por pesca ilegal.

BOMBEIROS – As equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros registraram nas 24h da operação um total de 1.247 advertências, 12 salvamentos e nenhum afogamento.

RODOVIÁRIA – Os policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizaram, nas 24h da operação, 117 vistorias veiculares, sendo emitidas 27 atuações gerais. Foram emitidas 14 multas por excesso de velocidade, três por infração de embriaguez (Art. 165) e 2 por crime de embriaguez (Art. 306) – encaminhamento à delegacia. No total foram três acidentes sem feridos nem mortos.

GRAER – O Grupamento Aéreo Policial e Resgate (Graer), que também está atuando intensamente no litoral, realizou patrulhamento aéreo em todas as praias nestas 24h.