Um policial militar agrediu alunos de uma escola técnica do bairro Boqueirão, em Curitiba, após a bola de vôlei que os meninos jogavam cair dentro da casa dele. Foi na tarde desta quarta-feira (10), no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP). A ação foi filmada por uma câmera de telefone celular. Assista ao vídeo abaixo.

Foto: Reprodução.
O homem que aparece de bermuda e camiseta preta no vídeo trabalha é caseiro permissionário do estabelecimento de ensino e teria pulado o muro para brigar com os estudantes. A informação é de uma ex-aluna e irmã de uma das estudantes que presenciaram a ação. Ela conversou com a reportagem da Banda B na manhã desta quinta-feira (11), para relatar o que aconteceu.
“Minha irmã estuda lá agora. Eu já estudei. Pelo que eu entendi, eles estavam jogando vôlei e a bola caiu na casa do caseiro. Eles precisavam pegar a bola de volta. O caseiro brigou com eles, pulou o muro e foi bater neles. Não aparece ele pulando o muro, mas aparece ele andando e ele puxa o garoto pra bater nele. Bateu no menino, nos amigos dele, porque tentaram defender”,
diz a ex-aluna.
Não há informações sobre histórico de desentendimentos entre o PM caseiro e estudantes. “Na época que eu estudava lá, caía bola pro lado da casa dele, mas nunca aconteceu nada do tipo. Mas, não sei se mudou de caseiro, o que aconteceu. Mas a gente não tinha muito contato”, conta a ex-estudante do CEEP.
E ela demonstra sua indignação com a atitude. “Acho injusto. Quem pula um muro e bate numa pessoa de menor?”
O CEEP é uma escola técnica que atende alunos do Ensino Médio. São em torno de 1,2 mil alunos por turno.
Boletim de ocorrência
Segundo a jovem, o garoto que aparece apanhando na filmagem seria um aluno do 1º ano, com idade por volta de 14, 15 anos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia do Adolescente, em Curitiba.
Assista ao vídeo:
Outro lado
A reportagem da Banda B entrou em contato com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), que confirmou que o caseiro é policial militar da corporação e que vai apurar o caso. “A Polícia Militar do Paraná não compactua com o desvio de conduta de seus integrantes e vai instaurar um procedimento administrativo para apurar todos os fatos.”
Por meio de redes sociais, o CEEP publicou ainda na quarta-feira uma nota de repúdio à violência ocorrida no interior da escola e que acompanhou os estudantes e familiares do estudante agredido até a Delegacia do Adolescente, para registro do Boletim de Ocorrência e depoimento.
A direção do estabelecimento de ensino informou ainda que “será solicitado ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba o desligamento do permissionário da escola”.
Confira abaixo a postagem na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) afirmou, por meio de nota, que tomou conhecimento da situação na manhã desta quinta-feira (11). A pasta confirmou as informações repassadas pela CEEP e informou que a direção da escola “a direção da escola encaminhará ainda nesta quinta-feira protocolo ao NRE Curitiba solicitando abertura do processo de desligamento do permissionário.”
Também informou que o NRE Curitiba entrou em contato com o Batalhão da Patrulha Escolar, da PMPR. Segundo a Seed, um processo disciplinar deverá ser aberto nesta quinta-feira “tendo em vista afastar imediatamente o permissionário das atividades na instituição, até que o desligamento definitivo seja efetuado.”
Leia a nota da Seed na íntegra:
A Seed-PR tomou conhecimento da situação na manhã desta quinta-feira (11) e, em diálogo com o CEEP Curitiba reforça que:
O caso de agressão contra aluno registrado nesta quarta-feira (10), por parte de um permissionário que atuava como caseiro da instituição, foi devidamente comunicado às autoridades policiais imediatamente após o ocorrido, tendo a direção da escola – inclusive – acompanhado a familia do aluno agredido até a Delegacia do Adolescente, onde foi registrado Boletim de Ocorrência.
A direção da escola encaminhará ainda nesta quinta-feira protocolo ao NRE Curitiba solicitando abertura do processo de desligamento do permissionário.
O NRE Curitiba entrou em contato com o Batalhão da Patrulha Escolar, da PMPR, e um processo disciplinar deverá ser aberto, nesta quinta-feira, tendo em vista afastar imediatamente o permissionário das atividades na instituição, até que o desligamento definitivo seja efetuado.
A Seed-PR ressalta que repudia quaisquer tipos de agressão e/ou violência no ambiente escolar e empenha esforços para promover a segurança e integridade dos alunos, professores e colaboradores em toda a rede de ensino.
Investigação da Polícia Civil
A Banda B também entrou em contato com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), que informou por meio de nota que um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos ocorridos na escola, por meio da Delegacia do Adolescente.
Confira a nota:
A PCPR instaurou um inquérito policial para apurar e esclarecer os fatos. Todas as diligências cabíveis estão sendo realizadas.
A investigação está a cargo da Delegacia do adolescente da PCPR em Curitiba. Por envolver menor de idade, o caso segue sob segredo de justiça e entrevistas não serão concedidas.
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
PM agride alunos de escola no Boqueirão após bola cair dentro da casa dele; assista
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.
Quer ter acesso a mais notícias da Banda B?
Sabe como ficar bem informado com rapidez sobre aquilo que acontece de mais importante em Curitiba e Região Metropolitana? Quer ter acesso às principais notícias do seu time do coração? Ou que tal ter acesso à agenda cultural da sua cidade? É muito fácil! Você fica sabendo de tudo nas comunidades da Banda B no WhatsApp. E sabe o que é melhor? Você escolhe quais notícias quer receber.
Se interessou? Então escolha a sua comunidade clicando aqui.
Já sabe né? Aconteceu, deu na Banda B!