Operação prendeu cinco no Paraná (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

Uma grande operação da Polícia Federal, batizada de Jacutinga, foi deflagrada nesta sexta-feira nas cidades Foz do Iguaçu e Cascavel (Oeste do Paraná), para desarticular uma associação voltada para o tráfico internacional de droga. Segundo a PF, o grupo era responsável por trazer a droga para o Brasil e distribuí-la para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

As investigações iniciaram em abril de 2016 e, durante as apurações, foram apreendidos 162 kg de cocaína, 32 kg de crack, 154 kg de maconha e 1 pistola calibre 9mm, resultando na prisão de cinco pessoas em flagrante.

Além disso, a polícia descobriu que  associação investigada possui envolvimento com uma apreensão de 246 kg de crack ocorrida no dia  5 de setembro de 2014,na cidade de Paraty/RJ. Neste flagrante, três pessoas foram presas.

O grupo investigado, integrado por três pessoas da mesma família, transportava a droga em compartimentos  preparados na lataria dos veículos, como no teto e nos pára-lamas.

Ao total, estão sendo cumpridos 8 (oito) mandados de prisão e 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, São Miguel do Iguaçu/PR e Cascavel/PR.

Com a deflagração da operação, inicia-se a fase ostensiva da investigação, a qual deve ser concluída em 30 dias.

Nome

O nome da operação, Jacutinga, faz referência à uma ave típica da região rural de São Miguel do Iguaçu/PR, onde os investigados são baseados e possuem uma chácara.