Nos primeiros seis meses de 2023, Curitiba registrou pelo menos 10.372 ocorrências relacionadas a furtos e roubos de celulares, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR). O número representa cerca de 28% do total de ocorrências destas naturezas contabilizadas pela capital paranaense: foram 36.101 furtos e roubos na cidade entre janeiro e julho deste ano.

O aumento destes registros — principalmente na região central de Curitiba — estimulou o ressurgimento do Pelotão de Motos do 12.º Batalhão de Polícia Militar, cuja unidade militar foi extinta em 2012. À Banda B, o comandante do pelotão afirmou que seu retorno já tem provocado mudanças.

“Foi reativado o pelotão de motos na região central devido ao crescimento do índice de furtos e roubos, principalmente de celulares, correntinhas, etc. As motocicletas têm mais versatilidade e agilidade. Estamos atuando há cerca de um mês na região e tem surtido efeito”, disse o cabo Hostins ao se referir à prisão de suspeitos por roubos, furtos e tráfico.

O objetivo, diz ele, é realizar patrulhamento preventivo na área central da capital paranaense. Além disso, o cidadão pode estabelecer contato direto com o pelotão via aplicativo de mensagens.

“Temos um WhatsApp, onde as pessoas podem entrar em contato direto com a gente. Ele, de maneira alguma, substitui o 190, que é o telefone de urgência, onde pode ser informada a ocorrência. Posteriormente, o cidadão pode entrar em contato com o pelotão via 41 99875-1182 e enviar denúncias e imagens”, acrescentou.

Hostins também disse que a medida deve beneficiar os comerciantes e demais empresários que atuam no Centro de Curitiba. Em setembro, por exemplo, a Banda B revelou que donos de bancas situadas na Praça Rui Barbosa passaram a dormir nos pequenos espaços onde trabalham a fim de evitar furtos, roubos e vandalismo.

Aumento de furtos e roubos leva PM a 'ressuscitar' pelotão de motos no Centro de Curitiba
Comerciantes reclamam da alta incidência de crimes na região central de Curitiba – Foto: Djalma Malaquias/Banda B

“Passei o final de semana morando aqui”, disse Franrossi Mendonça à reportagem no dia 11 de setembro. “A gente precisa pelo menos de um monitoramento aqui. É a nossa vida e nosso suor que estão aqui dentro”, acrescentou.

Serviço

12º Batalhão de Polícia Militar – policiamento com motocicletas

📧: [email protected]

📍: Rua Saldanha Marinhos, 355 – Centro de Curitiba

📞: (41) 99875-1182

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Aumento de furtos e roubos leva PM a ‘ressuscitar’ pelotão de motos no Centro de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.





    Quer ter acesso às notícias da Banda B direto no seu celular?

    Clique aqui e siga o Canal Banda B no WhatsApp.