A Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, em Curitiba, sofreu um furto ao longo da madrugada desta quinta-feira (31). Imagens obtidas pela Banda B (veja abaixo) mostram o estrago deixado pelo ladrão no local, que ainda terminou com hóstias jogadas ao chão. Segundo a comunidade religiosa, esta é a terceira vez, somente neste ano, que a casa católica é invadida por criminosos.

paróquia uberaba curitiba
Criminoso deixou um rastro de destruição na Paróquia São Paulo Apóstolo. Foto: Colaboração Banda B/Montagem

Em entrevista, o padre Márcio, um dos responsáveis pelo local, contou que a invasão foi descoberta após uma funcionária chegar à paróquia para trabalhar. O rastro do criminoso, que entrou por uma janela ao lado da sacristia [casa anexa à paróquia, local onde se guarda paramentos e outros objetos de culto católico], foi deixado com uma televisão no chão e com a quebra de parte do sistema de som.

Entrou um homem só pelo que a gente viu pelas câmeras. Ele tentou roubar a televisão, que fica na parte de cima e não conseguiu. A TV caiu e quebrou.

padre Márcio, em entrevista à Banda B.

Apesar de não ter conseguido levar a televisão, o padre disse ainda que o ladrão buscou, e conseguiu furtar, outra TV, de 32 polegadas. Para conseguir o furto, o criminoso, de acordo com o religioso, teve que puxar o sacrário [lugar onde se guardam objetos sagrados na igreja – como a hóstia consagrada e outras relíquias religiosas] e subir em um pilar.

No fim, conforme relatou o padre, o criminoso ainda arrombou o sacrário e levou duas âmbulas [recipiente onde se conserva as hóstias dadas aos fiéis] e duas tecas eucarísticas [local onde fica uma hóstia grande voltada à adoração santíssima].

paróquia uberaba curitiba
Criminoso deixou um rastro de destruição na Paróquia São Paulo Apóstolo. Foto: Colaboração Banda B/Montagem

O padre disse que a violação aos espaços sagrados é algo que “ofendeu a comunidade”.

Já roubaram botijões, sendo um daqueles grandes, e panelas aqui no salão da igreja. Depois, dois entraram aqui na igreja e roubaram um microfone. Mas é a primeira vez que alguém entra e profana o sacrário, pega a hóstia e joga no chão. (…) A parte do material a gente repõe, isto não é um problema. O problema é a profanação com o Santíssimo, isto deixa a gente muito triste. Pisar sobre o corpo de Cristo ofendeu muito a comunidade.

padre Márcio, em entrevista à Banda B.

Veja as imagens, abaixo:

Membros da paróquia realizaram um boletim de ocorrência e a Polícia Civil procura pelo ladrão.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Paróquia é invadida pela 3ª vez no ano em Curitiba, e criminoso deixa até hóstias no chão após furto; vídeo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.