Um jovem, de 21 anos, foi preso nesta quarta-feira (25) em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, durante uma operação da Polícia Federal (PF) contra venda, armazenamento e compartilhamento de conteúdos relacionados a abuso sexual infantojuvenil.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, que auxiliou a PF na operação, o suspeito foi preso em flagrante após os agentes encontrarem imagens de abusos no celular dele.

Jovem é preso em Colombo durante operação contra venda e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná

“No momento do cumprimento do mandado, no celular do suspeito, foram encontrados diversos arquivos contendo imagens e vídeos obtidos pela internet. Diante disso, ele foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material pornográfico infantil”, afirmou o delegado Thiago Soares.

O celular do suspeito foi apreendido e passará por perícia a fim de extrair informações que auxiliem o andamento das investigações.

Operação Terabyte

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Terabyte, que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil.

Foram cumpridos, simultaneamente, 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação. Maisde 750 policiais participaram da ação. Além disso, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos.

Jovem é preso em Colombo durante operação contra venda e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
Foto: Divulgação/PF

“A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus estados, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas”, divulgou a PF.

Somente entre dezembro de 2023 e agosto de 2024 o Setor de Capturas da Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes de cumprimento.