A Polícia Penal e a Polícia Militar realizam, na manhã desta quarta-feira (15), uma inspeção em todas as celas da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas, em uma ação da Operação Intramuros

asfixia-crime-organizado-operação-presidios
Foto: Djalma Malaquias/ Banda B

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que os policiais buscam celulares e entorpecentes que possam entrar nas visitas aos detentos. 

A Polícia Penal faz uma ação semelhante semanalmente, mas essa visa ser uma asfixia ao crime organizado. As unidades que estão sendo revistadas tem pessoas faccionadas que foram separadas por perfil e vamos fazer a movimentação de algumas lideranças em todo o estado do Paraná, de um presídio para outro. 

A Operação começou na terça-feira (14) com revista em cinco unidades prisionais. A atuação aconteceu nas unidades de Piraquara, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu e abrangeu mais de quatro mil pessoas privadas de liberdade.

Nós aprendemos, além de porções de drogas, 30 aparelhos celulares. Nosso objetivo é inviabilizar o contato do crime organizado com o mundo externo para o planejamento de crimes no Paraná. 
– afirmou o secretário.

Durante a operação, a Polícia Militar atuou de forma integrada nas áreas interna e externa das unidades prisionais, com foco na manutenção da disciplina e da ordem pública. Na parte externa, o policiamento teve caráter preventivo, com patrulhamentos estratégicos para garantir a tranquilidade das ações. 

Para a execução da operação, foram mobilizados cerca de 300 policiais das duas forças, que realizam revistas em alojamentos e demais áreas das unidades.