Com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pela importação ilegal de grandes quantidades de mercadorias e lavagem milionária de dinheiro, a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta quinta-feira (6), a operação Anemia. O grupo seria responsável pela introdução de produtos eletrônicos no Brasil, de forma ilegal a partir do Paraguai, para atender comércios populares em cinco estados do país. Há mandados cumpridos em Curitiba e outras cinco cidades.

recita
Divulgação

Durante as investigações, foram encontrados indícios de práticas de atividades ilícitas e lavagem de dinheiro. Contas bancárias relacionadas aos investigados receberam valores de pessoas com registros de antecedentes criminais com incidência na prática de crimes de contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.
O funcionamento, segundo a Receita Federal, foi destacado em sete núcleos, que atuam de forma estruturalmente ordenada:

  • (1) núcleo de gestão;
  • (2) núcleo de logística;
  • (3) núcleo dos financiadores;
  • (4) núcleo dos contadores;
  • (5) núcleo dos doleiros/operadores financeiros;
  • (6) núcleo dos compradores;
  • (7) núcleo dos laranjas.

Segundo a Receita, identificou-se que, com o desenvolvimento das atividades criminosas promovidas pelo grupo, os envolvidos passaram a comprar produtos diretamente de fornecedores nos Estados Unidos, China e Hong Kong, de modo que as cidades paraguaias da região da fronteira passaram a servir apenas como entreposto físico das mercadorias, recebidas por meio de serviços de encomenda postal internacional.

Para operacionalizar os pagamentos aos fornecedores, a organização teria estruturado uma complexa rede de empresas nacionais e no exterior (offshore) que, mediante utilização de criptomoedas, efetivariam a evasão de divisas e a lavagem do dinheiro.

Apenas em uma das empresas, que foi aberta em nome de uma funcionária, foram movimentados, aproximadamente, R$ 700 milhões sem o correspondente faturamento declarado.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Operação cumpre mandados em Curitiba contra grupo acusado de contrabando e lavagem milionária de dinheiro

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.