Dois policiais militares foram flagrados agredindo um homem dentro de uma viatura no último domingo (22), no bairro Parolin, em Curitiba (PR). Novas imagens obtidas pela Banda B mostram o momento em que a vítima das agressões é arrastada para dentro de um hospital da capital paranaense.

No vídeo, o homem aparece caído próximo à viatura da PM e levando alguns tapas no rosto de um dos policiais. A cena é acompanhada por uma funcionária do hospital. “Para de fingir. Bora!”, diz um dos servidores. Aparentemente desacordado, o homem é arrastado no chão. Em seguida, os policiais o seguraram pelo braço e pela bermuda para conduzi-lo para dentro do hospital.

As imagens foram registradas por uma testemunha, que afirmou à Banda B que o “ataque ocorreu na presença de crianças e famílias”. Segundo ela, que preferiu não se identificar, os policiais agrediram a vítima mesmo ela estando algemada.

“Ficavam batendo no homem algemado e que já estava apagado. Carregaram ele e o arrastaram pelo asfalto, falando para ele parar de fingir. Deu para ver ele sendo carregado mole. Depois, ainda ficaram colocando o cassetete nas feridas para causar dor. Isso não foi para fazer a prisão, mas sim para torturar”, protestou a testemunha.

O episódio no hospital aconteceu minutos depois de a vítima ter sido agredida no interior de uma viatura. No vídeo (assista abaixo), ele aparece sendo golpeado com joelhadas e socos. “Nossa, eles vão matar ele… Tanto que bateram nele”, diz uma pessoa que presenciou o caso.

Em seguida, ele é colocado dentro do porta-malas da viatura e levado para outro lugar.

O que diz a PM

Procurada pela Banda B, a Polícia Militar informou que as imagens apontam para “indícios de irregularidades” cometidos pelos agentes e que o conteúdo foi repassado à corregedoria da corporação. Além disso, diz que o caso será apurado após a identificação dos policiais. Veja a nota na íntegra abaixo:

“A Polícia Militar do Paraná (PMPR) tomou conhecimento de um vídeo contendo imagens com indícios de irregularidades cometidas por policiais militares durante uma abordagem policial no bairro Parolin, em Curitiba, ocorrida no domingo (22/09), por volta das 23 horas. 

Preliminarmente, as imagens foram repassadas à Corregedoria-Geral para a identificação dos policiais militares envolvidos na ação, bem como apuração mediante processo ou procedimento administrativo adequado, com vistas a elucidar as circunstâncias do ocorrido, respeitando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa previstos na Constituição Federal de 1988. 

A PMPR reafirma seu compromisso com os direitos humanos, e repudia veementemente qualquer comportamento contrário a esses princípios.”