O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e granizo em várias regiões do Estado nos próximos dias. As condições atmosféricas voltam a ficar instáveis a partir desta quarta-feira (5), com alto risco de tempestades severas. A situação deve se agravar na sexta-feira (7) e demanda atenção redobrada da população.

De acordo com o Simepar, as primeiras tempestades devem atingir o Noroeste e o Oeste já na manhã de quarta, avançando gradualmente para outras áreas do Paraná ao longo do dia. Nessas regiões, há risco de chuva intensa em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo pontual. Na quinta-feira (6), o tempo deve ter uma breve melhora, com pancadas de chuva isoladas.
A situação mais crítica é esperada para sexta-feira, quando a aproximação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão deve provocar novas tempestades em praticamente todo o Estado. O Simepar alerta para chuvas volumosas, ventos acima de 70 km/h e possibilidade de granizo.
Chuvas recentes causaram estragos
O novo alerta ocorre após uma sequência de temporais no último fim de semana. As rajadas de vento chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina, segundo o Simepar. Houve também registro de granizo em diversas cidades, como Jandaia do Sul, Cianorte, Mandaguari, Planalto e Campo Mourão.
Em algumas localidades, o volume de chuva superou quase toda a média de novembro. Em Santa Helena, por exemplo, o acumulado chegou a 138 milímetros. Até esta terça-feira (4), a Defesa Civil Estadual havia registrado ocorrências em 36 municípios, com cerca de 10 mil pessoas afetadas, 1.776 desalojadas e 100 desabrigadas. No total, quase 6 mil residências tiveram algum tipo de dano causado por enxurradas, vendavais ou granizo.
Devido a essas condições, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil reforça a importância de a população acompanhar os avisos meteorológicos oficiais e seguir as recomendações de segurança, evitando áreas alagadas, árvores e estruturas metálicas durante as tempestades.
Governo reforça apoio
Para garantir o pronto atendimento à população afetada, o governador Ratinho Junior autorizou, na segunda-feira (3), o repasse de R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) para auxílio aos municípios atingidos. O fundo, criado em 2023, já destinou R$ 61,2 milhões a 102 municípios desde sua implantação e também pode ser usado em ações de prevenção e mitigação de riscos.
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já distribuiu 6,8 mil telhas aos municípios mais afetados e enviou cestas básicas e kits de higiene, limpeza e dormitório. O órgão mantém um estoque de 100 mil telhas no Centro Logístico, em Curitiba, e vai adquirir mais 50 mil unidades para atender à demanda.
As equipes estaduais seguem em contato com as prefeituras para orientar sobre a elaboração de decretos de situação de emergência, condição necessária para que os municípios acessem recursos estaduais e federais. Até o momento, 17 cidades já sinalizaram a intenção de emitir o decreto.