Moradores da comunidade Nova Primavera, uma ocupação localizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba, vivenciaram uma noite de terror, entre essa sexta-feira (29) e este sábado (30). Um incêndio atingiu casas e fez pessoas perderem tudo. Além disso, uma morte foi registrada enquanto as chamas consumiam as estruturas de madeira do local. O caso será investigado pela Polícia Civil.
O repórter Cristiano Vaz esteve no local e conversou com alguns moradores. Desolados, eles tentavam entender ao que levou ao incêndio.
De repente, só escutei um menino gritando que estava pegando fogo. Estava todo mundo dormindo, madrugada. Logo acordei meu marido, mas não deu para salvar nada. Perdemos tudo. (…) Véspera de Ano Novo, todos só querem confraternizar e veio esta tragédia aqui.
disse a moradora.
O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente ao local para conter as chamas, que poderiam ter levado a algo pior. Segundo a corporação, o incêndio espalhou rapidamente por toda a comunidade por conta de dois fatores: a proximidade das casas e o fato da maior parte das estruturas serem de madeira.
Além disso, muitas crianças estavam nas casas. A ação em salvar vidas foi a prioridade daqueles que estavam no local. O tenente Perini, do Corpo de Bombeiros, comentou que as causas do incêndio serão investigadas.
Quando chegamos ao local, já enfrentamos dificuldade porque é difícil chegar até aqui. As ruas são estreitas, o que torna mais difícil para o caminhão. Logo na entrada, reparamos que havia um homem ferido no meio da rua. Os primeiros socorros foram feitos, acionamos a ambulância e o médico para apoio, mas depois foi constatado o óbito. (…) Mas a guarnição conseguiu isolar o incêndio e salvar o resto da comunidade”
Perini, tenente do Corpo de Bombeiros.
Segundo os bombeiros, sete casas ficaram completamente destruídas.
Morte na ocupação Nova Primavera
Cápsulas de balas foram encontradas próximas ao corpo da vítima, o que levanta a suspeita de um homicídio. O tenente Perini ressaltou que a Polícia Civil irá investigar o caso.
Não recebemos informações detalhadas, apenas que aconteceu uma confusão durante o incêndio. Nosso foco era proteger as casas do foco e a investigação do crime fica sob encargo da polícia.
Perini, tenente do Corpo de Bombeiros.
O Instituto Médico-Legal (IML) foi até o local para recolher o corpo. Veja algumas imagens do incêndio, abaixo.