As imagens de uma câmera de segurança, que flagraram o homicídio contra uma idosa, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, ocorrido em setembro do ano passado, foram divulgadas pela polícia, na manhã desta segunda-feira (10). A ação pode ser vista no canto superior direito do vídeo. (Assista ao final)

Valdirene de Oliveira Pirroti, de 69 anos, foi morta quando chegava em casa com o companheiro. Os autores também atiraram contra o homem, mas ele estava dentro do carro do casal e não foi atingido.

Imagens de execução de idosa no portão de casa são divulgadas e polícia pede ajuda para identificação
O crime aconteceu no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.
Foto: Reprodução/PCPR.

A motivação dos crimes está ligada a dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. As duas vítimas já tinham passagens pela polícia e Valdirene usava tornozeleira eletrônica, conforme apurado na ocasião.

De acordo com as investigações da Polícia Civil do Paraná (PCPR), o companheiro da idosa teria uma dívida com os suspeitos no valor de R$ 800, relata o delegado Victor Menezes, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  

“A vítima masculina já tinha uma certa implicação, inclusive com o uso abusivo de entorpecentes, e fazia essa confusão entre mercado, venda e o uso. Acabou se metendo em dívidas com traficantes da região, que por diversas vezes teriam cobrado o casal para que houvesse pagamento. Não houve pagamento, houve um acirramento de ânimos na razão também da forma como os traficantes cobravam essa dívida, trocas de ameaças, inclusive, e esse resultado trágico”,

conta.

Conforme o delegado, as vítimas haviam acabado de chegar em casa, pouco depois das 21h, no dia 27 de setembro de 2022. Valdirene desceu do carro, abriu o portão para que o companheiro estacionasse o veículo na garagem. Foi quando um veículo parou em frente à residência, dois homens desceram e um deles começou a atirar contra as vítimas.

Assista ao vídeo abaixo:

Imagens cedidas pela PCPR.

De acordo com informações repassadas à polícia, era um Fiat Palio antigo e de cor bordô, com massa de conserto sobre a tinta original. “O carregador chega a cair, ele colhe de novo e aí consegue executar Valdirene com vários disparos de arma de fogo”, diz Victor. Antes de irem embora, ele ainda atira contra o companheiro, que saiu ileso.

Apreensão

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão no bairro Tatuquara, na sexta-feira (7), contra um dos suspeitos do crime.  

“Apreendemos elementos de informações relevantes que auxiliarão no andamento das investigações. Contamos com apoio da população com denúncias a fim de esclarecer por completos os fatos e responsabilizar os autores” finaliza o delegado.  

Denúncias

A polícia pede a colaboração da população, com informações que possam contribuir com a identificação dos suspeitos, assim como a localização do veículo e das armas usadas pelos agressores.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 0800-643-1121, diretamente à equipe de investigação.