Um homem foi preso em flagrante após abusar sexualmente de uma idosa, de 66 anos, dentro do quarto de enfermaria do Hospital São Rafael Arcanjo, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A vítima estava no local acompanhando o marido internado, em estado grave, quando passou a ser alvo dos abusos cometidos pelo paciente.

idosa-denuncia-abuso-sexual-paciente-hospital-rmc
Idosa estava no local acompanhando o marido internado, em estado grave. Foto: Reprodução/ Ric RECORD

Em entrevista ao repórter Ricardo Pereira, da Ric RECORD, a idosa relatou que os episódios começaram com o agressor circulando nu pelo quarto. Durante a madrugada, a violência se tornou mais grave.

“Era de madrugada e eu estava meio dormindo. Ele chegou e me agarrou, gritou ‘me dá, me dá’. Quando abri os olhos, ele estava nu, me forçando. Fiquei com muito medo”

disse a vítima, que preferiu não se identificar.

O marido da vítima, que sofre de Alzheimer em estágio avançado e está em cuidados paliativos, não conseguiu reagir. A idosa contou que procurou ajuda da equipe de enfermagem diversas vezes, mas não recebeu acolhimento.

“Relatei o que aconteceu, que ele me agarrou. A funcionária do hospital disse para não ligar, porque ele tinha transtornos mentais”

contou.

Prisão em flagrante

A situação só mudou quando uma médica entrou no quarto e flagrou o homem sem roupas. Ao perceber o que estava acontecendo, ela acolheu a vítima imediatamente.

“Na hora ela me chamou, me abraçou e disse: ‘Isso foi muito grave o que aconteceu com a senhora. Não era para ter acontecido’. Quando ouvi aquilo, eu desabei. Não consegui mais parar de chorar. Ela chorou comigo”

afirmou a idosa.

O paciente foi preso em flagrante por estupro e levado à delegacia, mas permaneceu em silêncio diante das perguntas do delegado.

A advogada que representa a vítima, Josleide Zordenones, cobra responsabilização. “É inadmissível que um ambiente hospitalar, que deveria resguardar a dignidade e a segurança dos pacientes, permita que uma pessoa idosa e vulnerável seja submetida a esse tipo de violência”, disse a advogada.

idosa-denuncia-abuso-sexual-paciente-hospital-rmc-1
Foto: Reprodução/ Ric RECORD

Hospital nega negligência

Em nota enviada à Ric RECORD, o Hospital São Rafael Arcanjo negou negligência ou omissão por parte da equipe. A instituição afirmou que a vítima e o marido foram transferidos de quarto assim que a situação foi identificada, e que a idosa recebeu acolhimento psicológico necessário.

Além disso, o hospital informou que acionou a Polícia Militar, o que resultou na prisão do paciente acusado após a alta médica.