Uma moradora do bairro Jardim Botânico, em Curitiba, registrou em vídeo o momento em que um homem furtou cabos de telefonia na região, na manhã desta terça-feira (10). De acordo com ela, o crime aconteceu por volta das 6h30.

No vídeo, o suspeito aparece arrastando alguns fios pela calçada e, em seguida, se pendurando em um cabo suspenso para cortá-lo. De acordo com a moradora ouvida pela Banda B, o homem utilizou um canivete durante o crime, e a ação durou poucos segundos.

“Eu estava acordada e ouvi um barulho próximo à árvore que tem em frente a minha casa. Era um barulho insistente e fui até a janela para ver. Quando cheguei lá, ele estava pendurado no fio e fiquei assustada porque não entendi o que estava acontecendo. Minha reação foi pegar o celular para gravar”, disse a mulher, que preferiu não se identificar.

A mulher disse ainda que o criminoso conseguiu fugir com grande quantidade de cabos sob os braços. “Constantemente vemos uma ocorrência ou outra”, acrescentou.

Presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico, Fátima Maia afirmou que muitos moradores da região têm sido afetados pelos roubos e furtos de cabos. “As pessoas têm sido prejudicadas pela falta de internet, principalmente aquelas que trabalham em casa. Depois do furto, o conserto demora uns dois ou três dias”, protestou.

Para ela, é necessário mais patrulhamento da Polícia Militar (PM) na região para inibir tais crimes. A Banda B procurou a corporação para comentar o caso e aguarda retorno.

Quase 600 km de cabos furtados ou roubados no Paraná

Paraná teve 591 km de fios de internet e telefonia roubados ou furtados no primeiro semestre de 2023, um aumento de 21,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2022, foram furtados ou roubados 487,7 km deste tipo material em todo o Estado.

Se comparado ao cenário registrado no segundo semestre do ano passado, quando foram roubados 523 mil metros de fios, houve um aumento de 13% neste tipo de crime. Em linha reta, a distância de cabos furtados em todo o Paraná neste ano é superior à distância entre Curitiba e Foz do Iguaçu (533 km).

De acordo com a Conexis Brasil Digital, associação responsável pelo levantamento e que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade do País, o furto, roubo, vandalismo e a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores em todo o Brasil, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos.

Entre janeiro de 2022 e agosto deste ano, a Polícia Civil do Paraná apreendeu mais de 37 toneladas de fios e prendeu 139 pessoas por receptação ou furto durante 159 ações. Nesse volume estão 724 quilos apreendidos na Região Metropolitana de Curitiba; três toneladas em municípios do interior e; 34 toneladas em Curitiba, o que corresponde a 91% do total.