Um morador de Campinas (SP), de 46 anos, é investigado pela Polícia Federal por vender animais silvestres ilegalmente para o exterior. Na última sexta-feira (6), os policiais apreenderam cerca de 400 animais silvestres na residência do suspeito.
De acordo com a PF, a investigação teve início após uma encomenda com destino a Alemanha ser encontrada no Centro de Distribuição do Correios com 73 aranhas caranguejeiras.
Ainda, conforme a PF, a exportação dos animais foi realizada sem a devida licença da autoridade ambiental competente e em condições degradantes aos animais que foram acondicionados em uma caixa de papelão, distribuídos em pequenos frascos plásticos sem alimentos.
Na residência do suspeito, foram encontrados animais (alguns mortos) como aranhas, cobras e escorpiões. Todos eram vendidos de forma irregular.
Os policiais encontraram toda estrutura para fazer a reprodução dos animais. Também existiam outras espécies utilizadas para alimentar os bichos criados. Ao ser questionado, o homem disse que fazia isso por “hobby”.
O investigado poderá responder pelo crime de venda e exportação de animal da fauna silvestre sem a devida licença.